Brasília receberá no Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o lançamento nacional do projeto Navegando com Saúde na Internet, da Organização Não Governamental Amigos da Vida. O programa é inovador na utilização das redes sociais para promover a prevenção ao vírus HIV e conta com a chancela das Nações Unidas (UNAIDS) e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). O projeto será apresentado para autoridades, políticos, empresários e órgãos internacionais nesta quinta-feira (7), às 10h, no auditório da Fecomércio-DF.
A iniciativa consiste em levar informação sobre prevenção ao HIV/AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis a adolescentes e jovens de 14 a 29 anos, que navegam em chats de relacionamento e aplicativos de sexo na internet. O objetivo é diminuir a incidência da infecção pelo HIV nessa faixa etária da população, com a veiculação de informações sobre prevenção. De acordo com o perfil epidemiológico do Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, esse grupo é o que se encontra em situação de maior vulnerabilidade hoje no Distrito Federal.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica porque a Federação resolveu apoiar a iniciativa. “O nosso apoio faz parte de um compromisso com a responsabilidade social. Acreditamos que, enquanto instituição representativa do principal setor da economia brasiliense, devemos defender o desenvolvimento da cidade em diversas áreas, principalmente no campo da saúde, promovendo a qualidade de vida para população”, ressalta Adelmir Santana.
Representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estarão presentes no encontro. A Unaids promove o progresso global na realização de prevenção, tratamento, serviços e apoio para deter e reverter a propagação do HIV. A instituição iniciou suas atividades em janeiro de 1996. No Brasil, a entidade mantém representação desde 2000, com sede em Brasília.
Projeto
Será elaborado um questionário online que abordará temas como os aspectos clínicos do HIV/AIDS e suas implicações na vida cotidiana. Uma equipe multidisciplinar de especialistas em prevenção e combate às DST´s/AIDS processará e veiculará as informações nas redes sociais. A ONG, com o nick name “Amigos da Vida”, atuará em média 8 horas por dia em chats e aplicativos de sexo frequentadas pelos jovens, onde os profissionais repassarão informações e tirarão dúvidas. Ao final de 12 meses de projeto, será apresentada uma pesquisa, com indicadores do número de pessoas atingidas pela iniciativa.
Serviço
Apresentação do projeto Navegando com Saúde na Internet
Local: Auditório da Fecomércio-DF (Setor Comercial Sul, Quadra 6, Edifício Newton Rossi, 1º andar)
Data: 7 de abril de 2016, quinta-feira
Horário: 10h