Extensionistas da Emater-DF participaram, de 20 a 22 de novembro, da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG). O evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Espresso & Co (empresa internacional do mercado de café) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A SIC é um dos principais encontros do setor, conectando profissionais e gerando oportunidades para toda a cadeia produtiva do café brasileiro. Com foco em facilitar o acesso a mercados, conhecimento e negócios, o evento reuniu produtores, profissionais do setor e consumidores.
De acordo com Adriana Nascimento, responsável pelo Programa Prioritário de Grandes Culturas da Emater-DF, a participação dos cinco técnicos da empresa distrital foi uma oportunidade para adquirir, renovar e atualizar conhecimentos sobre a cafeicultura. “A cadeia produtiva do café no DF tem grande potencial para crescer. A demanda por informações sobre cafés especiais e gourmets tem crescido significativamente por parte dos produtores, assim como a procura por cafés de qualidade pelos consumidores. Precisamos nos qualificar constantemente para atender essas demandas e fomentar a cafeicultura voltada para esse público”, destacou Adriana.
Durante a feira, realizada no Expominas, os extensionistas acompanharam o Seminário DNA Café, além de palestras, painéis, fóruns e debates sobre tendências do mercado nacional e internacional. O evento também contou com competições renomadas, como o Campeonato Brasileiro de Baristas, o Golden Cup Brasil, o Campeonato Brasileiro de Blends de Café, o “Coffee of the Year” e a “Florada Premiada” — que condecorou os melhores cafés produzidos por mulheres.
Além de Adriana Nascimento, participaram do evento Maíra Trindade, Roseli Garcia, Josiane Lima e Bruno Caetano. Os cinco, mais o extensionista Marcelo Ruas, formam um grupo de trabalho na Emater-DF que tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de café no DF.