A ideia é incentivar que trabalhadores que estão informalmente na plataforma da Rodoviária abram o próprio negócio, de maneira legalizada | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Estacionada na plataforma superior desde terça-feira (18), a carreta oferece serviços como abertura e regularização do MEI e informações sobre capacitação; ao longo de quatro dias, mais de 100 pessoas foram atendidas
A unidade de atendimento móvel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF) está desde terça-feira (18) estacionada na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto para oferecer gratuitamente orientações e serviços aos micro e pequenos empreendedores e, principalmente, aos comerciantes ainda informais que atuam no espaço. Por dia, uma média de 35 pessoas foram atendidas. Até sexta-feira (21), mais de 100 pessoas receberam o atendimento. A expectativa é de que o projeto seja ampliado e fique por mais dias no local.
A ação faz parte de uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Sebrae e a nova administração da Rodoviária do Plano Piloto. Além de auxiliar o cidadão comum, a iniciativa teve como foco os ambulantes, com o objetivo de fornecer ajuda na profissionalização dos cidadãos.
“Nós temos um número expressivo de trabalhadores informais que exploram o comércio ambulante na Rodoviária do Plano. Com a concessão da rodoviária chamamos o Sebrae como parceiro para que ele oriente essas pessoas a fim de que eles se profissionalizem e abram o seu próprio negócio”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.
A diretora-superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, também destacou o papel da instituição em dar suporte aos empreendedores. “A ação na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com a nova administração da Rodoviária, tem como principal objetivo formalizar e dar oportunidade para aqueles que já atuam no local de forma informal, atendendo a um público diverso, com orientações e suporte contábil especializado”, comentou.
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Dentro da carreta, o cidadão é recebido por uma consultora que tira dúvidas e auxilia na abertura e regularização do Microempreendedor Individual (MEI), além de informar sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae.
“Foram dias muito produtivos. Fomos bastante procurados. Realizamos regularização e formalização de MEI. Outros ativaram o MEI ao fazer a declaração anual. Atendemos em média 35 pessoas por dia. Nosso trabalho é ajudar e fomentar o empreendedorismo do DF”, destacou o analista do Sebrae e gestor da unidade de atendimento móvel, Ewerton Valois.
Por Adriana Izel, da Agência Brasília