spot_imgspot_img
spot_img
sexta-feira, 8 dezembro, 2023
More
    InícioDistrito FederalVacinação atualizada contra gripe já está disponível no DF

    Vacinação atualizada contra gripe já está disponível no DF

    -

    A Gripe (Influenza) é uma infecção viral respiratória altamente transmissível e se diferencia de um resfriado comum, sendo mais grave e apresentando mais sintomas. Apesar de poder ser evitada por meio da vacinação, a gripe é uma das doenças com maior variedade de tipos de vírus existentes. Por isso, para garantir a prevenção, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza a composição da vacina a cada ano, e a imunização para a temporada de 2018 já está disponível no Distrito Federal, na rede privada.

    Em países tropicais, como o Brasil, o vírus da gripe circula o ano todo, com maior predomínio nas estações chuvosas, reforçando ainda mais a importância da atualização no país. “A época ideal para a vacinação é entre março e junho, antecipando o outono e, principalmente, o inverno nas regiões mais frias”, explica a infectologista e gerente médica do Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos.

    A indicação é que todas as pessoas, a partir dos 6 meses de idade, se vacinem contra a gripe. Grupos de risco, como pessoas idosas, obesos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas (asma, cardíacos, diabetes) ou sistema imune debilitados (imunodeprimidos), devem ter maior atenção à vacinação para evitar complicações mais graves. É recomendado também que recebam a imunização combinada com as vacinas pneumocócicas (conjugada 13 valente e polissacarídica 23 valente). Essas vacinas evitam, além da pneumonia, a meningite, a sinusite e a otite.

    A imunização só é contraindicada para aqueles com histórico de reação alérgica grave, comprovada, às proteínas do ovo e da galinha ou a qualquer componente da vacina.

    Cuidados

    Mesmo a vacina sendo a principal forma de prevenção, alguns cuidados básicos de higiene são fundamentais para evitar a transmissão do vírus. “Proteger, com lenço de papel descartável, a boca e nariz ao tossir e espirrar e lavar as mãos com água e sabão ajudam no controle. Além disso, usar álcool em gel após o contato com a boca, os olhos e nariz e antes das refeições, é um hábito que também ajuda a dificultar o contágio e a propagação dos vírus”, destaca a especialista.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias