0
0

 

Luana Carregari

Organizadora do evento

 Encontro de Light Steel Framing promove construção mais rápida e limpa

 Acontece pela primeira vez, em Brasília, o Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF), que traz para a discussão a técnica extremamente difundida em países como Japão, Canadá, Chile e Estados Unidos; e relativamente nova no Brasil. Trata-se de uma modalidade construtiva a partir do aço galvanizado, que tem por característica tornar a obra mais ágil, com orçamento controlado, melhor organização do canteiro e desperdício próximo do zero. Realizado pelos mesmos organizadores do Congresso Latino Americano de Steel Frame – sucesso consolidado em 2016 – o encontro  ocorre no dia 17 de agosto, na FINATEC – Campus Universitário Darcy Ribeiro, das 9h às 18h. É esperada a presença de cerca de 250 engenheiros, arquitetos, construtores, técnicos, tecnólogos, entidades de classes, universidades, representantes da indústria e fornecedores, que poderão conhecer o sistema construtivo LSF (Light Steel Framing) e constatar seu crescimento no Brasil, bem como os empreendimentos e as práticas que vem sendo adotadas pelo setor. Conversamos com Luana Carregari, organizadora do evento, sobre o LSF, suas particularidades e avanços:

 

Afinal, qual a vantagem de se usar o LSF em vez de uma técnica convencional?

 

LC – Entre os principais avanços dessa tecnologia no Brasil nos últimos anos, está o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, que passou por um importante aperfeiçoamento. Hoje, os componentes do sistema construtivo têm garantia de qualidade e são todos produzidos em solo brasileiro. Outra questão igualmente importante e que deve ser lembrada é o custo, muitas vezes questionado. Os valores devem ser entendidos de maneira global, e vão além de cada item utilizado na obra. Logo, o tempo de construção e o preço variam conforme as características de cada projeto, porém, a produção é mais rápida se for comparada com os sistemas construtivos convencionais. Sem contar que a mão de obra é especializada, o que torna o canteiro de obras “uma verdadeira linha de montagem”, evitando-se com isso desperdícios de um modo geral, conforme citado.

 

Qual o objetivo principal do Encontro?

 

– O Encontro Regional de Steel Framing chega ao Distrito Federal com o intuito de divulgar a tecnologia que envolve essa técnica e instruir os profissionais desse setor. A primeira edição do evento foi realizada em Recife – PE, e depois de passar por Brasília iremos para Porto Alegre – RS. Nossa proposta aqui em Brasília é promover e difundir a tecnologia, o desempenho e a resistência do sistema em uma cidade conhecida mundialmente por sua construção e arquitetura.

 

No Brasil, o que temos de exemplo de obras que utilizaram o LSF em sua estrutura?

 

– Exatamente pelos fatores que apontei, nos últimos anos, o sistema construtivo foi muito explorado nos projetos de estádios esportivos, como a Reforma do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, agência da Caixa Econômica de Goiânia e diversos projetos domiciliares e comerciais, como shoppings centers, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches, hotéis e aeroportos, o que leva a uma quebra de paradigma à construção civil brasileira. Cases como esses serão apresentados pelos arquitetos responsáveis, no dia do nosso Encontro.

 

Terá alguma outra programação além das palestras?

 

– Sim. Além das palestras realizadas por profissionais que são referência no setor, em paralelo ao encontro, acontece uma exposição de fornecedores da construção industrializada, que levarão ao público seus principais produtos, para que o público tenha contato direto com o material utilizado nesse sistema construtivo.

 

SERVIÇO:

 O que: 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF)

Quando: 17 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Onde: FINATEC – Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB  Av. L3 Norte, Ed. Finatec – Asa Norte Brasília – DF 70910-900

Quanto: Profissionais R$ 190,00

Estudantes   R$ 90,00

Informações e inscrições: http://construcaoasecolsf.com.br/#footer

________________________________________________________

 

Aviação

TAP comemora dez anos da rota Lisboa–Brasília

A TAP comemorou, em agosto, dez anos de voos diretos e ininterruptos entre Lisboa e Brasília. No aeroporto em parceria com a concessionária Inframérica houve um brinde especial à chegada dos voos de e para Brasília. Com a presença da tripulação, funcionários do aeroporto e passageiros, que ganharam uma ulistração feito por um renomado artista plástico Ralfe Braga, com base magnetizada.

E para fechar a data em clima de festa, a noite aconteceu um coquetel na Torre de TV com a presença do Governador Rodrigo Rollemberg, secretário de Turismo e Lazer, Jaime Recena, Deputado Federal,Otavio Leite e Herculano Passos, o presidente da Inframerica, Jorge Arruda,  Dinaldo Bizarro da Secretaria do Estado das Comunidades Portuguesas, representante da Embratur, entre outros convidados do trade Turístico. Atualmente, a companhia oferece seis voos semanais entre Brasília e Lisboa com excelentes conexões para mais de 50 destinos em toda á Europa. E nesta década já transportou aproximadamente 1,5 milhão de passageiros e operou cerca de 6,5 mil pousos e decolagens no Aeroporto de Brasília. Os destinos preferidos dos brasilienses são Roma, Paris, Barcelona, Milão e Madri.

________________________________________________________

Saúde

Hospital Santa Luzia inaugura maternidade modelo

A Maternidade Santa Luzia, da Rede D´Or São Luiz, reabre suas portas aliando tecnologia de ponta e corpo clínico multidisciplinar especializado em ambiente acolhedor para mãe, recém-nascido e familiares. Com capacidade para realizar 400 partos por mês, o novo espaço foi inaugurado no último dia 8, em Brasília, em evento que contou com a presença da comunidade médica e de autoridades do setor. O moderno ambiente ocupa todo o 2º andar do Hospital Santa Luzia e oferece 30 quartos privativos, quatro salas de parto, 20 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, além de entrada individualizada para o Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia. O projeto apresenta conceitos de hotelaria inovadores visando o conforto e a humanização de pacientes e familiares com alojamento conjunto das mães com seus bebês.

A reinauguração do espaço é um marco no Centro-Oeste, segundo o Diretor Regional da Rede D´Or São Luiz, Guilherme Villa. “A Maternidade Santa Luzia reforça o nosso compromisso com a região. Vamos oferecer atendimento integral à mãe, ao bebê e a seus familiares. Estamos contentes por entregar ao público um dos mais modernos Centros Materno Infantis do Centro-Oeste, com padrões internacionais de qualidade e de excelência de serviços à saúde”, afirmou o executivo. As futuras mamães e papais poderão agendar uma visita guiada para conhecer a Maternidade do Hospital Santa Luzia a partir do dia 14 de agosto. Interessados nas visitas devem entrar em contato pelo telefone (61) 3445-6000.
________________________________________________________

 

Gastronomia

Leovanna abre as portas na Asa Sul

Os amantes da boa mesa acabam de ganhar uma nova e excelente opção para degustar uma das iguarias mais apreciadas em todo o mundo: a pizza. Localizada na 202 Sul, a Leovanna oferece no cardápio sabores para agradar a todos os paladares, prestigiando desde as receitas tradicionais, passando pelas inventivas, até as fitness! “Temos os grandes clássicos da pizzaria e desenvolvemos, ainda, as pizzas especiais e nobres. E como nosso objetivo é reforçar o poder que a pizza tem de convidar à confraternização, apostamos, também, nas opções fitness para ninguém ficar de fora”, afirma Chacon. Em busca da redonda perfeita, Chacon contratou a consultoria do chef Isaías Soares para o desenvolvimento do cardápio, que além das pizzas, oferece saladas e entradas variadas, e o pizzaiolo Gregory Cotrin para treinamento da equipe. Na parte das bebidas, além de refrigerantes e sucos naturais, o acompanhamento que melhor harmoniza com o prato italiano, o vinho. A carta foi montada pela Del Maipo com rótulos nacionais, franceses, espanhóis, portugueses e chilenos. Assinado pela Maai Arquitetura, o restaurante Leovanna tem capacidade par atender até a 150 pessoas. Com o maior salão no térreo, o segundo pode ser reservado para eventos privativos.

SERVIÇO:

Leovanna
End.: 202 Sul Bl. A Lj. 4
Reservas: (61) 3222-5350

________________________________________________________

 

Arquitetura

Maratona CASACOR Archathon chega a Brasília

O CasaPark será o anfitrião do CASACOR Archathon Brasília 2017a maior competição de Arch&Design das Américas, cujo objetivo é revelar novos talentos na arquitetura e no design de interiores — no período de 16 a 18 de agosto. Idealizada pela Muuving, a maratona fomenta a conexão entre jovens profissionais e grandes marcas. No primeiro dia (16/8), acontece o ArchaDay a partir das 9h no Espaço Itaú de Cinema, um momento reservado para informação de qualidade, no qual os participantes são instigados a refletir sobre temas atuais, com foco em inovação, gestão e marketing. Solução para Fechar mais Projetos; Ciclo de Encantamento; Contabilidade para Arquitetos e Tendências do Design estão entre os temas de destaque das palestras. Tal programação será aberta ao público. Na manhã do segundo dia (17/8), na praça central do CasaPark, as equipes classificadas ficam sabendo qual será o grande desafio. Iniciado o cronômetro, os grupos têm cerca de 14 horas para elaborar o projeto de um dos ambientes da CASACOR Brasília com os produtos dos parceiros do evento. Durante a “Maratona Criativa”, os participantes também contam com a ajuda de mentores e profissionais renomados do mercado. O último dia (18/8) é voltado para as apresentações: os finalistas apresentam o projeto elaborado para uma Comissão Julgadora (formada por representantes de marcas, jornalistas e outros profissionais da área). Neste dia os participantes fazem uma apresentação de cinco minutos para uma banca de mentores, que escolhe nove finalistas. Ao final, os jurados se reúnem no auditório da Livraria Cultura e escolhem o grupo vencedor. Somente profissionais recém-formados (no máximo cinco anos) nos cursos de Arquitetura ou Design de Interiores podem participar da maratona.

SERVIÇO:

O que: CASACOR Archathon Brasília 2017

Quando: De 16 a 18 de agosto de 2017

Onde: CasaPark (SGCV Sul lote 22)

Informações: contato@archaton.com.br / (11) 97282-5454

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com