Início Nutrição Acompanhamento nutricional na melhora do perfil lipídico
Acompanhamento nutricional na melhora do perfil lipídico

Acompanhamento nutricional na melhora do perfil lipídico

3
0

Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591

Academia Bodytech – Setor Sudoeste Quadra 301/302, Lote 3

Instagram/Facebook: @talytamac

Consultas: 61 99449-5532

 

 

 

 

Atualmente é comum haver alteração no perfil lipídico, seja excesso de triglicerídeo, colesterol total ou LDL, ou colesterol HDL reduzido. Alguns casos são extremos, realmente a ponto da necessidade de tratamento medicamentoso, isto será feito pela avaliação do seu médico, porém o trabalho deve ser multiprofissional, com objetivo de melhorar seu quadro e te dar maior qualidade de vida.

Um acompanhamento nutricional, observando as causas e fontes destas alterações, pode te auxiliar a melhorar estes níveis de forma natural e saudável. Além do exame de perfil lipídico, outros exames podem ser solicitados para avaliar o estado de inflamação e risco de eventos cardiovasculares.

A intervenção nutricional virá na mudança da qualidade da sua dieta e adição de alimentos funcionais, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Diminuindo, por exemplo, fontes de gordura saturada, presentes em carne e laticínios, aumentando a oferta de alimentos de origem vegetal, trazendo um efeito benéfico no quadro.

Quando necessário, pode-se também avaliar a necessidade de suplementação, por exemplo, de ômega 3 ou probióticos, que também atuam auxiliando neste processo. A dose, forma de manipulação, tudo será prescrito por um profissional capacitado, conforme a individualidade do paciente. É importante ressaltar que, com um acompanhamento adequado, tudo será conversado e adaptado para a sua realidade, portanto, nenhuma restrição severa será feita, a não ser em casos extremamente necessários. O equilíbrio é a melhor opção.

Dicas caseiras para melhorar a alimentação, com opções funcionais: 10 a 20g de cacau em pó por dia (pode ser adicionado em leite, iogurte, vitaminas). Farelo de aveia, ou aveia em flocos – 40g por dia, tomate refogado (o aquecimento aumenta a biodisponibilidade dos compostos protetores). O alho também possue ação protetora cardiovascular. Para aproveitar sua propriedade, pique e deixe-o reservado por 10 minutos antes de aquecer para cozinhar. Consulte um nutricionista para uma dieta personalizada e adequada ao seu organismo.

(3)

”CLDF”/

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *