Início Cultura Ativa Alunos da rede pública recebem concertos e oficinas gratuitas com o projeto Música na Escola
Alunos da rede pública recebem concertos e oficinas gratuitas com o projeto Música na Escola

Alunos da rede pública recebem concertos e oficinas gratuitas com o projeto Música na Escola

18
0

Circulação, com patrocínio do FAC/DF, percorre 6 regiões do DF com o quinteto de metais Brasília Brass

Segunda, 26 de novembro, é a vez do CEF 05 Taguatinga

Jovens de 7 a 14 anos de escolas públicas de seis regiões d Distrito Federal estão tendo a oportunidade de mergulhar no universo da música instrumental, erudita e popular, com o projeto Música na Escola. Taguatinga, Ceilândia, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina foram as regiões contempladas com a iniciativa da Tato Comunicação.

Nesta segunda-feira, 26/11, serão realizados dois concerto de encerramento, às 14h e às 16h, no CEF 05 Taguatinga como o Quinteto de Metais Brasília Brass que apresenta repertório erudito e popular.

O objetivo do Música na Escola é estimular o interesse do público mais jovem para novos repertórios. Segundo a idealizadora do projeto, Jaqueline Dias, o projeto quer colocar jovens alunos em contato com conceitos musicais básicos como o ritmo, levar noções de instrumento e conjunto orquestral e compositores eruditos e populares que se destacam na história da música brasileira e internacional”.

O projeto inclui ainda oficinas introdutórias sobre ritmos para que o público estudantil possa conhecer um pouco da arte antes de assistir às apresentações. “É um momento para que eles já fiquem atentos aos instrumentos e ao o universo musical que irão desvendar no concerto”.

A musicista e doutora em educação musical, Alice Marques, realiza outra oficina direcionada aos professores, com o objetivo de debater a importância da música como conteúdo no currículo, o papel do professor, desafios e a música como elemento de construção do ser humano. Ela também apresenta aos participantes conceitos iniciais de música.

O projeto Música na Escola, realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), nasceu da vontade de incentivar ajudar na implantação da prática musical nas escolas, que em 2014 tiveram que colocar se adequar à lei nº 11.769, que tornava obrigatório o ensino de música nas escolas.

A música tem papel fundamental no processo de ensino e de formação do indivíduo. A idealizadora lembra que o objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração entre os alunos. “O ensino de música na escola não tem o mesmo formato de um conservatório. Mas ela pode ser usada como recurso no aprendizado, inclusive de outras disciplinas”, comenta.

Serviço

Música na Escola

Concertos com Quinteto de Metais Brasília Brass

CEF 05 Taguatinga

QSE, AE 09/10

14h e 16h

(18)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *