Início DF Rural Anater e Emater discutem projetos e parcerias voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar
Anater e Emater discutem projetos e parcerias voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar

Anater e Emater discutem projetos e parcerias voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar

0
0
Encontro teve como foco a apresentação de execuções do Mais Ater e Mais Gestão

Para estreitar relações e discutir parcerias em projetos voltados à produção familiar, o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Wesley Passaglia, se reuniu com a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, na manhã desta quarta-feira (7).

Durante o encontro, que teve como foco a renovação de dois instrumentos específicos de parceria entre os órgãos, o Mais Ater e o Mais Gestão, também foi apresentada a execução dos programas e projetos da empresa. A presidente da Emater-DF colocou a empresa à disposição da Anater para iniciativas, projetos e programas e ressaltou a importância da parceria.

“Nós todos da Emater não temos dúvidas de que a Anater é uma grande parceira, que tem uma importância imensa na execução de ações que impactam diretamente no campo. A Emater está sempre de portas abertas, estamos todos unidos pelo mesmo objetivo, que é levar assistência técnica, extensão rural e dignidade aos nossos produtores”, destacou.

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, o gerente de Projetos Especiais da empresa, Carlos Antônio Banci, e o chefe de gabinete, Cleison Duval, apresentaram a execução de ações, a atuação dos técnicos com serviços de assistência técnica e extensão rural, os projetos diversos voltados para produção e capacitação de produtores e os resultados durante a pandemia. O diretor de contratos da Anater, Lucas Ramos, e o coordenador de Operações da Emater-DF,  Pedro Ivo, também participaram do encontro.

A importância de parceiros como a Anater, o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal na execução de ações no campo também foram abordadas. Como exemplo, foram citados programas governamentais que têm grande impacto na vida dos pequenos produtores como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), bem como a importância do trabalho da Emater-DF para auxiliar os produtores nos programas.

______________________________________________________

GDF entrega canal de irrigação recuperado na Vargem Bonita

O GDF entregou, na manhã desta sexta-feira (2), a revitalização do canal de irrigação da Vargem Bonita. Esperada pela comunidade por mais de 20 anos, a obra vai evitar perdas de água e beneficiar mais de 60 chácaras da região, onde são produzidas hortaliças, flores, cogumelos e plantas medicinais. Com a tubulação, 100% dos recursos hídricos poderão ser aproveitados, reduzindo as perdas e beneficiando não só os agricultores como toda a comunidade local.

Durante a solenidade de entrega, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da capilaridade da Emater-DF. “A empresa cobre 100% das áreas rurais do Distrito Federal e tem forte reconhecimento da população do campo”, afirmou. Ibaneis acrescentou que a revitalização dos canais traz segurança hídrica não só para a área rural como também para o meio urbano.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca lembrou que esse foi o segundo canal recuperado entregue em uma semana — na última sexta (25), o GDF entregou as obras do Santos Dumont, em Planaltina. “Ao todo, estamos recuperando 60 quilômetros de canais em todo o Distrito Federal. Quando os órgãos públicos atuam de maneira integrada, quem ganha é a população”, observou Denise.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, reforçou o compromisso do GDF em oferecer às famílias do campo as mesmas oportunidades que as famílias da cidade. “Além da revitalização do canal, estamos trabalhando para agilizar a regularização fundiária completa do Núcleo Hortícola Suburbano da Vargem Bonita”, anunciou.

O canal de irrigação da Vargem Bonita tem 9 km de extensão. O recurso vem de uma represa construída em 1978 na Fazenda Água Limpa, que pertence à Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, recebe água do Ribeirão do Gama. Atualmente, o canal abastece 75% das propriedades da Vargem Bonita. Com a revitalização, todas as chácaras poderão usufruir do recurso.

Projetado para trabalhar com uma vazão de 132 litros por segundo, o canal foi reformado graças a uma parceria da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Administração Regional do Park Way e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). A tubulação foi realizada com recursos de emenda parlamentar e utilizou material corrugado.

Para o presidente da Associação Rural de Vargem Bonita, Marcio Koichi Ito, a revitalização do canal é uma vitória após 20 anos de espera. “Ao longo dos anos, vários produtores da nossa região diminuíram a atividade em razão da pouca disponibilidade de água. Com a tubulação do canal, todos poderão usufruir do recurso, o que vai aumentar a produtividade e, consequentemente, aquecer a economia local, beneficiando toda a comunidade”, acredita o produtor.

Ascom – Emater-DF

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *