As mudanças de 2020

As mudanças de 2020

0
0

2020 foi um ano bastante peculiar, para nós, corretores de imóveis e para os clientes.

Um ano de muitas vendas, apesar do baixo estoque! Muita troca de imóveis. Quem tinha casa quis morar mais perto do trabalho em apartamento. Quem estava com apartamento quis ir para casa com espaço para reuniões menores. Quem tinha apartamento linear, optou por cobertura… e assim seguimos.

Para nós, foi um ano diferente, pois tivemos de nos readaptar a uma nova realidade de mercado. Se antes, o cliente já vinha bem preparado para a busca de imóvel, agora ele ficou mais. Em média, 80% das informações são passadas via ligação telefônica, email ou whatsapp e somente quando o cliente tem 100% de certeza, é que se dispõe a encontrar com o corretor de imóveis e efetuar a compra.

O cliente tem olhado muito mais, tem sido bastante cauteloso e criterioso nas escolhas, além de estar mais seguro na hora de fechar uma venda. As construtoras que possuem sites bem estruturados saíram na frente, pois eles viraram referência para os interessados o que dá mais segurança na hora de concretizar a compra.

Mas isso tudo acontece porque não é mais qualquer imóvel que atende a esses clientes. Eles têm necessidades bem peculiares e querem que, pelo menos, 90% de suas necessidades sejam atendidas no novo imóvel.  Algumas querem mais espaço, outros, mais praticidade. Alguns querem todo acabamento novo, outros, localização e segurança, por exemplo.

Segurança foi um item muito demandado pelas famílias. Morar em locais que tenham sistema de vigilância e portaria 24h é um dos quesitos comuns na lista dos clientes. Outro fator é a logística do trabalho. Alguns conseguirão fazer home office por um tempo, outros, não. Então, fazer a migração nesse período de pandemia e já se preparar para a nova realidade, também pesou na escolha desses compradores.

Lazer também fez muita diferença na escolha de um imóvel. Em casa, a demanda por instalação de piscina, aumentou. Já em apartamentos, a busca foi por áreas de lazer melhor estruturadas, maiores e com mais itens nas áreas comuns.

No geral, para o segmento imobiliário, foi muito bom. Muitos clientes deixaram para 2021 a compra do imóvel na expectativa de entender como o mercado vai se portar diante da pandemia.

Nós corretores estaremos sempre à disposição para auxiliá-los nessa busca!

Um 2021 melhor para todos nós!

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *