Início Cozinha & Cia Bloquinhos detox
Bloquinhos detox

Bloquinhos detox

0
0

Bloquinhos detox

Uma das resoluções de ano novo mais batidas e menos cumpridas é a tal da “este ano começo uma dieta” ou “este ano vou ser mais saudável”. Só que o ano começa bem em janeiro, época de férias pouco convidativa para dar início aos planos de substituir o cardápio habitual por um saudável. Aí nos apegamos à convenção nacional de que o ano só começa depois do carnaval e assim vamos adiando os planos de comer mais verduras, frutas e legumes feriado após feriado até chegar ao próximo réveillon.

Pois bem, o carnaval é dia 28 de fevereiro, mas já podemos nos jogar nos blocos. Não, não estou falando dos blocos carnavalescos. Estou falando de cubos de gelo de couve e outros ingredientes ricos em vitaminas, ferro, fibra e tudo aquilo que precisamos para perder as gordurinhas cultivadas ao longo dos últimos anos e ganhar em qualidade de vida e saúde.

Chega de desculpas. As receitas são tão fáceis como fazer gelo. Não há porque esperar o carnaval passar, os blocos começam a sair antes do feriado. Então, levante, sacuda a poeira e pegue o liquidificador. Vamos todos juntos no bloco do abacaxi com gengibre, da couve com hortelã, da beterraba com maçã, da cenoura com laranja. O bloco é familiar, jovens, adultos e crianças podem brincar e experimentar. E o melhor: os gelos vão nos sucos de sua preferência, porque têm um sabor sutil. Ou seja, você pode tomar suco de morango com gelo de beterraba – o sabor do morango e as propriedades nutritivas da beterraba.

E os legumes gelados não vão só nos sucos. Também podem ser petiscos, como os palitinhos de cenoura, cuja receita você confere a seguir.

 

Receitas

 

Palitos de cenoura

Ingredientes

2 cenouras cortadas em palitos

água

suco de limão

gelo

sal

 

Preparo

Esprema o limão, faça uma salmoura com o suco de limão, o sal, a água e o gelo, deixe os palitos de cenoura semi imersos nessa mistura. Sirva acompanhado de um paté, dip ou mousse salgada.

Os palitinhos também podem ser feitos com pepino e salsão.

 

 

Gelo de beterraba e limão

Ingredientes

1 beterraba pequena

1 limão galego

1 e 1/2 copo de água

 

Preparo

Descasque a beterraba e corte grosseiramente, reserve. Descasque o limão, corte e retire todas as sementes. Bata tudo no liquidificador e coe bem. Preencha as formas de gelo com o suco e leve ao congelador.

 

Bloco de couve com hortelã

Ingredientes

1 maço de couve orgânica

1 maço de hortelã orgânica

1 pedaço de batata yacon (mais ou menos 2 cm)

200 ml de água

 

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco grosso. Colocar o suco em forminhas de gelo e levar ao congelador. Rendimento – 18 cubos (1 forma de gelo e 1/2).

Usado em sucos ou vitaminas o cubo de gelo de couve e hortelã é boa fonte de vitaminas e minerais.

___________________________________________

Nayara Machado

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com