spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sexta-feira, 19 abril, 2024
More
    InícioDistrito FederalBrasília recebe Jornada Internacional: Gestão do Patrimônio Urbano Moderno

    Brasília recebe Jornada Internacional: Gestão do Patrimônio Urbano Moderno

    -

    Brasília é a segunda parada da programação do Seminário Internacional – Desafios da Gestão do Patrimônio Moderno. Após o evento se realiza no Conjunto Moderno da Pampulha (Minas Gerais) de 16 a 19 de agosto, a programação continua na capital federal, onde será realizada, de 21 a 22 de agosto, a Jornada Internacional: Gestão do Patrimônio Urbano Moderno.

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) propôs a realização do evento com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os desafios da gestão do Patrimônio Cultural Moderno. Os conjuntos urbanos modernos possuem particularidades do ponto de vista da conservação e da gestão por apresentarem técnicas e matérias distintas dos bens anteriores, como, por exemplo, edificações coloniais erigidas em adobe.

    Dessa maneira, a Jornada contará com convidados internacionais que apresentarão suas experiências relativas aos instrumentos e mecanismos de gestão do patrimônio moderno – Le Havre (França) e Telavive (Israel). Cada apresentação abordará seus contextos sobre instrumentos de gestão (legislação de proteção, planos) mecanismos (gestão compartilhada, formas de envolvimento da sociedade civil e da iniciativa privada), sustentabilidade e projetos relacionados ao potencial turístico dos bens.

    Na oportunidade, também haverá espaço para discussões com os parceiros do Governo do Distrito Federal, que trarão perspectivas para o encaminhamento das questões locais. As mesas redondas acontecerão no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty (Esplanada dos Ministérios). A entrada é franca, mediante inscrições prévias feitas pela Internet.

    Programação
    No dia 21, acontecerão duas mesas redondas: Instrumentos de gestão: regulamentação e atualização de normativa para o Conjunto Urbanístico de Brasília. Na primeira, a partir das 9h15, representantes da França e Israel falarão sobre suas experiências. Após a apresentação, está marcado um debate mediado pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Benny Schasberg.

    A segunda mesa redonda, que começa às 14h30, terá a presença de representantes locais, com apresentação da Superintendência do Iphan-DF. Diálogos com os conferencistas e atores governamentais também fazem parte da programação, que terá ainda um debate público mediado pelo geógrafo, professor e diretor do Centro de Excelência em Turismo da UnB, Neio Campos.

    No dia 22, haverá novas mesas redondas com o tema Mecanismos de gestão e modelos de governança. Novamente o público poderá conhecer as experiências internacionais no tema, seguidas de discussões sobre o caso do Conjunto Urbanístico de Brasília.

    No território brasileiro
    O Brasil possui dois bens do Movimento Moderno reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): Brasília, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial, há 30 anos; e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), reconhecido há um ano, na categoria Paisagem Cultural.

    Brasília
    O conjunto representativo do patrimônio histórico, cultural, natural e urbano de Brasília foi o primeiro conjunto urbano contemporâneo reconhecido como Patrimônio Mundial, em 1987, com uma área total de 11.286,92 ha. Localizada no Distrito Federal, a cidade de Brasília, é um bem imóvel, do tipo conjunto, com estado de preservação íntegro.

    O bem foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial na categoria de conjunto urbanístico. Os critérios de valor universal excepcional do bem são os seguintes:

    Brasília é uma realização artística única, obra-prima do gênio criador humano, representando em escala urbana, a manifestação viva dos princípios e ideais preconizados pelo Movimento Moderno, expressa nos Trópicos por meio da concepção urbanística e arquitetônica de Lucio Costa e Oscar Niemeyer para a nova capital do Brasil. A experiência brasileira destaca-se pela grandiosidade da ação, que não só finalizou um processo histórico como também esteve integrada a uma estratégia de desenvolvimento e auto-afirmação nacional para o mundo.

    Brasília representa um exemplo excepcional de concepção urbanística materializada no Século XX, ao expressar os princípios urbanísticos do Movimento Moderno no mundo, tais como manifestados na Carta de Atenas, de 1933, ou ainda, na Maneira de Pensar o Urbanismo, de Le Corbusier, de 1946, ou ainda, pelo conjunto das obras arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer que compõem um acervo significativo e de impacto para a história da arquitetura do século XX, constituindo-se em um grande acontecimento na história e urbanismo, pelo caráter excepcional do desafio empreendido em sua construção e pela dimensão do projeto político, social, intelectual e territorial que ensejou.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias