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Carboidrato para emagrecer, pode?

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Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591

Academia Bodytech – Setor Sudoeste Quadra 301/302, Lote 3

Instagram/Facebook: @talytamac

Consultas: 61 99449-5532

 

 

Deve!

Os carboidratos fazem parte da nossa alimentação e são nutrientes essenciais para nosso organismo. O problema é o excesso, más combinações e escolhas. Por exemplo, existem alimentos que possuem um grande teor de carboidrato em uma pequena quantidade de alimento. Enquanto existem outros que são o contrário. Por isso, trouxe aqui exemplos para que você possa fazer melhores escolhas:

Alimentos com alto teor de carboidrato em pouca quantidade:

  • Mandioca
  • Macarrão
  • Pão
  • Tapioca

Alimentos com teor menor de carboidrato em comparação com os citados acima:

  • Batatas inglesa, doce e baroa
  • Milho e cuscuz

Isto quer dizer que você nunca mais comerá os alimentos da primeira lista? Claro que não. Apenas, agora, você sabe que estes são alimentos que devemos ter cautela na hora de comer, não exagerar e, sempre que possível, optar pelos alimentos da segunda lista para o dia a dia.

A importância de um nutricionista vem ai, onde calculamos exatamente a quantidade de carboidrato que você necessita consumir para manter seu organismo bem e estimular o emagrecimento, encaixando os alimentos que você gosta, quer e também precisa, adequando os outros nutrientes para sua alimentação ser prazerosa e saudável.

Existem inúmeros alimentos fontes de carboidratos. Trouxe apenas os mais comuns que são consumidos nas principais refeições: almoço e jantar. O arroz fica no meio termo, tanto o branco, quanto o integral possuem um teor próximo, e isso irá variar muito com a forma que ele é cozido. A minha dica é: se optar pelo branco, diminua a quantidade dele e aumente a de vegetais do seu prato.

Abaixo, deixei uma receita especial para variar um pouco seu almoço:

 

Batata inglesa na fritadeira elétrica

Ingredientes

– 500 gramas de batata inglesa

– 2 colheres de sopa de azeite

– ½ colher de chá de sal de ervas, ou sal comum

– 1 colher de café de temperos variados (utilizei alho em pó, páprica picante e salsa desidratada)

Modo de preparo:

Lave e corte as batatas em formato canoa. Em uma vasilha, misture o restante dos ingredientes nas batatas com auxílio de uma colher, até que todas fiquem temperadas uniformemente. Leve para a sua fritadeira elétrica à temperatura de 160°C por 10 minutos. Abra a fritadeira, misture as batatas e leve por mais 10 minutos. Retire e teste com um garfo, se não estiverem totalmente macias, misture novamente e coloque de 5 em 5 minutos até atingir o ponto desejado. Sirva-se e bom apetite! Acompanhe com um filé de carne bovina, frango ou peixe, ficará delicioso.

Se quiser saber como higienizar corretamente os vegetais, manda um e-mail (talytabmac@gmail.com) dizendo “Eu quero seu ebook!”, que lhe enviarei um especial.

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