spot_imgspot_img
quarta-feira, 24 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeClareamento dental a laser. O que você precisa saber antes, durante e...

    Clareamento dental a laser. O que você precisa saber antes, durante e depois

    -


    O clareamento dental a laser é a técnica mais moderna, mais rápida e eficiente  para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, o cirurgião-dentista aplica um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40%  sobre a superfície externa dos dentes e faz uso do  laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED) que  são direcionadas sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas.

     Quais as vantagens do clareamento dental a laser sobre os métodos convencionais de clareamento?  As vantagens são muitas, dentre elas podemos citar:
    .  Tempo – O tratamento a laser é feito em uma única sessão que varia entre uma hora
    e uma hora e meia, enquanto que os métodos tradicionais leva-se de 2 a 3 semanas.
    Rapidez – Em uma única sessão o paciente já sai do consultório com seus dentes
    clareados.
    .  Comodidade – Não existe a necessidade do uso de moldeira para o tratamento.

    O clareamento a laser é seguro para gengivas e dentes?  Sim, é absolutamente seguro.  O laser de argônio não possui radiações infravermelho (IV) nem  ultra-violeta (UV), não gera calor algum, com isso, a sensibilidade pós procedimento é bem menor. Além disso, o  agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária.

    O clareamento dental a laser altera a cor das restaurações já existentes? Não. Ele age apenas sobre os dentes, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento.

    Os dentes clareados podem escurecer novamente? Sim, mas os dentes clareados nunca voltam a ter a cor que tinham antes e o escurecimento pós-tratamento dependerá do paciente seguir as recomendações do cirurgião-dentista. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.

    Alimentos podem escurecer os dentes? Sim. Alguns alimentos possuem em sua composição grandes quantidades de corantes, naturais ou artificiais, que interferem na pigmentação dos dentes. Entre esses alimentos estão o suco de uva, vinho, refrigerantes à base de cola, café, chás, beterraba e açaí. Além desses alimentos, o cigarro é outro vilão, pois a nicotina amarela os dentes. Alguns medicamentos também podem influenciar na tonalidade dos dentes, assim como fatores genéticos e má higiene bucal.

    Restaurações e Próteses podem ser clareadas a laser?  Não. O tratamento de clareamento dental a laser de argônio só clareia o esmalte dos dentes. Após o clareamento, as restaurações e próteses podem ser trocadas para garantir um sorriso mais agradável e bonito.

    Existe algum risco à saúde com o clareamento dental a laser? Não. O tratamento é indolor e não há necessidade de anestesia, além disso, quando são utilizados corretamente os produtos, não existe nenhum risco à saúde geral do paciente. Os produtos clareadores são aprovados pelos órgãos de saúde brasileiros, americanos e europeus.

    Quem pode fazer o clareamento dental a laser? Sem muitas contraindicações, o clareamento só deve ser evitado por gestantes, lactantes e crianças.

    Por que devo clarear meus dentes?  Entre as razões para clarear seus dentes, pode-se citar algumas, tais como: mais segurança e auto-estima, aparência mais jovem, pois ocorrerá uma reversão dos anos de manchamento e amarelamento  que foram se acumulando nos dentes.

    Lembre-se! É muito importante consultar regularmente o cirurgião-dentista, para que ele possa avaliar a sua saúde bucal e orientar sobre os procedimentos corretos e cuidados com os dentes e gengivas. Durante a consulta, o dentista fará um exame cuidadoso de seus dentes, da sua gengiva e mucosa da boca, procurando sinais de enfermidades ou outras alterações. Se for detectado algum problema, o dentista irá identificá-lo e tratá-lo o mais rápido possível, antes que se agravem.

    Notícias Relacionadas

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias