Início Cozinha & Cia Comece o ano leve

Comece o ano leve

5
0

2019 chegou fervendo. Não muito diferente dos últimos cinco anos, que vêm registrando recordes sucessivos de temperatura. Tem feito tanto calor, que às vezes o apetite some ou a vontade é passar correndo de pratos quentes ou pesados. Esta pode ser uma ótima oportunidade para investir a criatividade em comidas mais leves e saborosas, como uma salada de arroz. Salada de arroz? Sim. Isso mesmo. Parece estranho. Muito estranho comer arroz frio.

Mas é bom. Confie. Tudo começou quando me deparei com um conceito da gastronomia oriental, o Kaiseki – que significa usar os melhores ingredientes disponíveis, apresentados sem estragar nem texturas nem sabores. Estava pensando sobre como aplicar isso à lembrança que uma amiga me trouxe diretamente dos campos de arroz de Bali.

Eu queria fazer algo que ressaltasse o sabor dos grãos. Uma receita em que ele fosse a estrela, e não um  acompanhante. E assim descobri que era possível fazer do arroz uma salada com queijos, folhas, cenoura, tomates, enfim, todos os ingredientes fresquinhos que quisesse.

Como veio diretamente das plantações, precisava descascar meu arroz. Lá fui eu pesquisar como descascá-lo. A internet não me ajudou muito. Aparentemente, é preciso uma máquina específica para isso. Resolvi então usar meu arroz integral já descascado. Fazia calor, eu estava com fome e enjoada das comidas que vinha comendo ultimamente. A receita já havia conquistado minhas ideias. E a ideia em geral é bem simples: basta acrescentar tudo que você quiser no arroz integral cozido, depois que ele esfriar e pronto. Importante dês tacar que ele deve ser integral. Pode ser multigrãos, mas não pode ser o branco. Pode colocar frango desfiado, damasco, gergelim. Tomate cereja, manjericão, mozarela de búfala. Vai do seu gosto. Mas, para começar, aqui vai uma dica:

 

Receita

 

Salada de arroz

Ingredientes

– 1 copo de arroz integral cozido

– ½ tomate picado sem sementes

– ¼ pimentão amarelo picado sem sementes

– ½ cenoura ralada

– ½ xícara de cebolinha picada

– 3 folhas de acelga rasgada

– 1 xícara de broto de alfafa

– 100 g de champignon fatiado

– 100 g de queijo parmesão em cubinhos

– 100 g de azeitona fatiada

– 100 g de castanha de caju

– pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Mistures todos os ingredientes ao arroz frio e sirva.

 

(5)

Publicidade

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *