Início DesCONSTRUINDO com Elaine Carneiro Como escolher meu imóvel?
Como escolher meu imóvel?

Como escolher meu imóvel?

0
0

Muitas pessoas andando em estandes de vendas sem saber em qual tipo de imóvel querem morar

Foto: Brian Jackson/Thinkstock

A pandemia mudou bastante o perfil das pessoas e não é diferente aqui Brasília. As prioridades estão mudando cada vez mais. A ideia de ter de passar mais tempo em casa tem feito muitas pessoas migrarem de apartamentos menores para maiores, de apartamentos para casas, de casas para apartamentos. A tendência do home office veio e não deve ir embora tão cedo.

A primeira coisa que você precisa entender é o tipo de imóvel que te atende, que atende às necessidades de sua família. Todos têm as suas vantagens e desvantagens e a melhor solução é pensar a médio prazo. Importante lembrar que essa pandemia passará, mas se você fizer um negócio de baixa liquidez hoje, deixando-se levar pela emoção, é possível que se crie um outro problema mais difícil de se resolver.

Por que uma casa?

Vantagens: Casas têm um metro quadrado mais em conta, têm mais espaço, dá para ter animais, mais vagas para carros, bom para receber amigos e familiares, não tem condomínio.
Desvantagens: O custo de manutenção é mais alto; As boas casas são localizadas em regiões mais distantes da área central de Brasília, logo, mesmo que você trabalhe em home office, a logística para os filhos ou para se ter uma secretária em casa, não se torna muito interessante; Chegar em casa em determinados horários, pode se tornar um problema;

Por que um apartamento?

Vantagens: O custo de manutenção de um apartamento, mesmo que seja grande, é baixo; a interação social com vizinhos torna-se mais próxima; hoje há imóveis com até 4 vagas para carros; a logística de acesso ao trabalho, escola, faculdade; boa gastronomia, shoppings, hipermercados por perto; geralmente, os residenciais possuem área de lazer comum bem equipada, sendo possível receber amigos e familiares em ocasiões especiais.

Desvantagens: Há pouco espaço para as crianças brincarem, a não ser que você more numa cobertura; O metro quadrado de um apartamento bem é mais caro.

Hoje em dia, em algumas regiões de Brasília, percebe-se uma tendência grande de aulas nas praças, parques e centros de convivências, propiciando uma maior interação entre crianças e adolescentes. Isso tem ajudado bastante no desenvolvimento de espírito de comunidade.

Faça um balanço, coloque no papel o que é mais importante para a sua família, o que atende melhor a sua família, só assim será possível tomar uma boa decisão. Na próxima edição, vou dar dicas de como se preparar para comprar um imóvel.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *