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Como não estragar a dieta nas festas de fim de ano?

Como não estragar a dieta nas festas de fim de ano?

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Nutricionista dá dicas para fazer as melhores escolhas na hora de montar o prato nas ceias e confraternizações

Dezembro chegou e, com ele, confraternizações e ceias, todas cheias de comidas para te fazer perder o foco. De acordo com um estudo publicado em 2016 pelo New England Journal of Medicine, as pessoas engordam uma média de 2 kg do início de dezembro até o fim de janeiro. O maior problema é que, ainda segundo a pesquisa, ao longo do ano as pessoas tendem a perder no máximo 1,5 kg dos 2 kg que ganharam neste período. Ou seja, se não tomar cuidado, pode vir a se tornar uma bola de neve.

Mas como evitar exageros em meio a tantas tentações? O nutricionista Daniel Novais garante que tudo é uma questão de equilíbrio. “As pessoas já vão pensando em comer o máximo que conseguirem e só parar quando estiverem quase explodindo. O primeiro passo é mudar esta mentalidade e comer somente até ficar satisfeito”, relata. Além disso, existem algumas dicas dadas pelo especialista que podem ajudar na hora de fazer o prato para que os resultados de um ano de esforço possam ser prejudicados.

1) Priorizar as proteínas
“Os clássicos chester, peito de peru, frango e lombinho são ótimas opções na hora de escolher o que comer. O resultado é ainda melhor se aquela “capa” de pele e molhos gordurosos forem evitados”.

2) Não pular refeições nos dias das festas
“Fazer todas as refeições que você costuma fazer no dia a dia normalmente vai evitar o excesso de fome e a ansiedade na hora da ceia. Estes são alguns dos principais fatores que levam as pessoas a cometer exageros”.

3) Não passar a noite beliscando
“Foque suas energias na refeição principal e na sobremesa. Se você ficar comendo castanhas, frutas e frios, à meia noite já estará satisfeito e tudo o que comer a partir daí será excesso. Se quiser comer uma entradinha, coloque tudo junto no prato. Assim você terá uma noção maior das quantidades que está ingerindo”.

4) Não exagere na bebida e hidrate-se
“Além das comidas, as bebidas também fazem parte destas festividades. Quem não gosta de tomar uma cervejinha ou um bom vinho, não é mesmo? O segredo é a moderação. Não só para não estragar a dieta, como também para não ficar se sentindo mal no dia seguinte. A dica é sempre escolher um copo menor, que assim acabamos ingerindo menores quantidades. Outra boa dica é beber bastante água, não só no dia seguinte como também durante a festa. É sempre bom intercalar um copo de bebida alcoólica com um copo d’água”.

5) Deixe a culpa de lado e não desista do objetivo
“Muitas pessoas se cobram demais e desistem da dieta e dos exercícios quando cometem deslizes, por conta de uma certa preguiça de recomeçar. Coloque na cabeça que um ou dois dias de refeição livre não vão fazer um estrago grande nos seus ganhos, o problema é fazer disso uma rotina. Após aproveitar as festas, volte aos seus hábitos saudáveis sem culpa e leve eles por toda a vida”.

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”CLDF”/

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