spot_imgspot_img
quinta-feira, 25 abril, 2024
More
    InícioDestaquesComo saber se o ouro é real

    Como saber se o ouro é real

    -

    Desde que o ouro existiu, sempre existiram aqueles que tentaram obtê-lo por meio da falsificação. Para evitar o risco de gastar seu dinheiro em algo que não é real, recomendamos que você sempre compre suas barras de ouro e prata de um revendedor respeitável. No entanto, o ouro falsificado existe e é possível que em algum momento você o encontre. Saber como testar a autenticidade do ouro pode economizar muito trabalho e, o mais importante, dinheiro. Felizmente, devido às propriedades exclusivas do ouro, falsificações precisas são incrivelmente difíceis de fazer e existem alguns testes fáceis que você pode fazer em casa para saber se o seu ouro é real. Esse é um importante conhecimento para você adquirir caso tenha interesse em comprar ou vender ouro ou joias.

    Este teste se aplica principalmente a moedas de ouro e envolve simplesmente a verificação do tamanho e peso de sua moeda. As moedas de ouro são feitas de acordo com um conjunto de especificações, fornecendo um ponto de referência para testar a autenticidade de seu ouro.

    O ouro é um dos metais mais densos do planeta, com propriedades físicas incrivelmente difíceis replicar. Isso significa que qualquer metal usado para copiar uma moeda de ouro provavelmente será muito menos compacto, e seria necessário mais para replicar um certo peso de ouro.

    Sabendo o peso especificado, o diâmetro e a espessura das moedas de ouro permitirão que você identifique facilmente uma falsificação.

    Teste magnético

    Este é outro teste muito fácil que você pode realizar em casa com o mínimo de equipamento necessário. Ao contrário da maioria dos metais, o ouro não é magnético e uma moeda, barra ou joia de ouro real não adere a um ímã. Você pode tentar isso em casa com qualquer ímã razoavelmente forte. Tente pegar sua moeda de ouro com um ímã. Se puder, você sabe que sua moeda, barra ou joia é feita de, ou pelo menos contém, um ou vários outros metais.

    Deve-se ter cuidado com esse método, no entanto, como o ouro não é o único metal não magnético e uma moeda falsa poderia muito bem passar neste teste.

    Recomendamos que você use o teste magnético junto com um ou vários dos outros testes mencionados neste artigo para ter certeza.

    Testando ouro por seu som

    O teste de ‘ping’, como é comumente conhecido, nos permite dizer se uma moeda é feita de ouro real ou falso, ouvindo o som que ela faz ao ser atingida. Os metais preciosos farão um som de toque longo e agudo quando atingidos, em oposição aos metais comuns, cujos respectivos sons serão mais abafados e muito mais curtos. Equilibrar sua moeda na ponta do dedo e batê-la com outra moeda deve fazer um som vibrante, e a diferença entre uma moeda feita de ouro puro e uma feita de um metal não precioso deve ser óbvia.

    Teste cerâmico

    Arrastar seu ouro sobre uma placa de cerâmica é outra maneira rápida e descomplicada de testar seu ouro. Simplesmente desenhe seu ouro em uma placa de cerâmica não vidrada, aplicando uma leve pressão. Se você puder ver uma marca dourada na cerâmica depois de fazer isso, então o ouro é real. No entanto, se a marca for preta, é falsa. . Teste de ácido nítrico O menos direto desses testes, em parte porque você corre o risco de causar danos permanentes ao seu metal ao fazê-lo, a menos que, é claro, seja ouro puro. A ideia da premissa por trás desse teste é que o ouro é resistente à oxidação e corrosão e, portanto, o ouro puro não será afetado pelo ácido.

    Diferentes dosagens de ácido estão disponíveis para testar diferentes quilates, então o ouro que não reage ao ácido é pelo menos tão puro quanto a classificação do quilate sugerida, se não superior. Por outro lado, se você aplicar ácido marcado para ouro de 22 quilates em sua barra de 24 quilates, você saberá que seu ouro é no máximo ouro de 22 quilates, e talvez nem seja ouro. Existem muitas outras maneiras de saber se o seu ouro é real. No caso de joias, quanto mais você usar, você notará que o ouro falso deixa uma marca em sua pele. Morder ouro é um velho favorito – a maciez do ouro de 24 quilates significa que seus dentes deixariam pequenas marcas. Claro, este não é o método mais seguro ou preciso e certamente não o recomendaríamos.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias