spot_imgspot_img
sexta-feira, 29 março, 2024
More
    InícioDistrito FederalConsumidores poderão identificar alimentos mais seguros

    Consumidores poderão identificar alimentos mais seguros

    -

    Será lançado neste sábado (2), o Programa de Boas Práticas Agropecuárias, que vai certificar e fornecer selo a propriedades e seus produtos “in natura” que atendam a um conjunto de princípios e práticas

    Assim como já identificam um produto orgânico por meio do selo oficial nas embalagens, os consumidores agora poderão identificar as propriedades rurais que adotam as Boas Práticas Agropecuárias (BPA).

    Criado a partir do trabalho desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) junto aos produtores rurais, o Programa de Boas Práticas Agropecuárias – Brasília Qualidade no Campo será lançado neste sábado (2), às 9h, no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, na Ceasa.

    O objetivo é promover, capacitar e estimular a produção de alimentos seguros por meio da certificação de propriedades rurais e entrega de selo a seus produtos in natura. Para isso, produtores devem atender a um conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção. Entre os itens avaliados estão organização e limpeza, qualidade da água, aspectos ambientais, agronômicos e sociais, práticas conservacionistas, cuidados com animais domésticos, irrigação e colheita e classificação dos produtos.

    O programa será lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), em parceria com a Emater-DF, a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

    Na solenidade, serão homenageados técnicos da Emater-DF que contribuem para a difusão das boas práticas no Distrito Federal e entregues as primeiras certificações a seis produtores rurais.

    O programa

    Instituído pela  Portaria Nº 35, de 12 de maio de 2016, o programa é de adesão voluntária dos produtores. Os interessados em aderir devem procurar a Seagri ou o escritório local da Emater mais próximo de sua propriedade e assinar o Termo de Adesão e Compromisso, se comprometendo a atender as exigências previstas.

    Com o Termo de Adesão e Compromisso, a Emater-DF realizará vistoria no estabelecimento rural e elaborará o Termo de Adequação. Quando o estabelecimento rural atingir o mínimo de 70% dos itens previstos pelo programa e observado o cumprimento dos itens obrigatórios, receberá auditoria de avaliação de conformidade realizada pelo Grupo Gestor do Programa.

    Sendo comprovado o cumprimento, o estabelecimento rural receberá o Certificado no Programa expedido pela Seagri-DF e autorização para impressão do Selo para uso nos produtos, que possuirá numeração de série padronizado, iniciado da sigla BPA seguido de numeração sequencial.

    Serviço:

    Lançamento do Programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal – Brasília Qualidade no Campo

    Dia: 02 de julho (sábado)

    Horário: 8h30

    Local: CCC – Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, CEASA-DF SIA Trecho 10, S/N

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias