Início Saúde Consumo excessivo de chocolate pode acarretar no surgimento de espinhas
Consumo excessivo de chocolate pode acarretar no surgimento de espinhas

Consumo excessivo de chocolate pode acarretar no surgimento de espinhas

19
0

Alimentos gordurosos são os responsáveis pela inflamação na pele e surgimento da acne 

O chocolate é um dos doces mais desejados por homens e mulheres. Produzido através da base de cacau, a sua fabricação tem uma grande adição de gordura, o que pode ocasionar espinhas na pele, principalmente no rosto.  Uma opção para o consumo sem receio são os chocolates amargos, por possuírem uma maior concentração de cacau, minimizam as possibilidades do aparecimento da acne.

A Dra. Ana Regina Trávolo, médica dermatologista, explica que através do consumo de alimentos calóricos, inclusive o chocolate, podem ocorrer o aparecimento da acne. “Alguns pacientes com dermatite atópica, um tipo de alergia na pele, também podem apresentar piora em determinados casos”, alerta a especialista.

Pessoas com pele oleosa são mais vulneráveis ao surgimento da acne. Além do chocolate, alimentos hipercalóricos como gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados são vilões de uma pele saudável. Vale ressaltar que, este fenômeno também não ocorre em todas as pessoas. O que se sabe é que em pessoas com predisposição individual, o consumo aumentado desses alimentos pode favorecer a formação de mediadores inflamatórios, com piora das lesões de acne. “É importante frisar que nem todas as pessoas com acne apresentam piora com o fator alimentar, é necessária uma avaliação individualizada caso a caso”, ressalta.

De toda forma, o importante é moderar o consumo, visto que não há como quantificar a porção certa para minimizar o surgimento de espinhas, pois a sensibilidade é muito individualizada. “O certo é que quanto maior a quantidade em curto espaço de tempo, maior o risco. Ingestões em pequenas quantidades apresentam menor risco, mas depende de cada organismo”, completa a dermatologista da Clínica Monte Parnaso.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília. 

Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

(19)

”CLDF”/

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *