Início Saúde Cuidando da saúde – Estomatologia
Cuidando da saúde – Estomatologia

Cuidando da saúde – Estomatologia

0
0

O que é Estomatologia? A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca (lábios, bochechas, palato, assoalho da boca, istmo da garganta, língua, glândulas e músculos) e no complexo maxilo-mandibular.

Existem doenças que se manifestam na boca? Sim. O cirurgião-dentista deve estar atento para o diagnóstico e o devido encaminhamento ao médico, quando se deparar com pacientes portadores de doenças sistêmicas, que possam apresentar manifestação na boca ou exercerem alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

A Estomatologia é uma especialidade nova da Odontologia? Em vários países da Europa e nos Estados Unidos ela é ensinada há muitas décadas nos cursos de Odontologia. Porém, no Brasil, só foi reconhecida como especialidade do curso de Odontologia pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992. Hoje, felizmente, a Estomatologia é ensinada nos cursos de Odontologia. Com isso, o Brasil vem formando cirurgiões-dentistas com uma real visão da medicina bucal, preocupados não só com o órgão dental, mas, também, com a cavidade da boca e o complexo maxilo-mandibular, e da inter-relação destes com todo o corpo.

As doenças dos dentes e da cavidade bucal tem ligações com o descaso das autoridades para com a saúde pública? A Constituição Federal diz, no seu artigo 196, que “a saúde é direito de todos e dever do Estado...”, entretanto, não obstante ser um direito de todo cidadão e uma obrigação do Estado, a saúde pública brasileira há muito tempo não faz parte das prioridades dos governos, seja a nível federal, estadual ou municipal. Vivemos numa crise de saúde pública, não só pela falta de educação para a saúde, de saneamento básico, de ações preventivas, de acesso igualitário aos serviços de saúde, à alimentação e muitos outros fatores importantes para a melhoria da qualidade de vida. Mesmo diante de tantas dificuldades, a Odontologia vem atendendo de forma incisiva para a melhoria da saúde bucal da população brasileira. Falt a aos governos implementar políticas de ações e serviços para a promoção da saúde, em todos os seus aspectos.

Pode-se prevenir doenças na boca? Claro que sim. Diz a sabedoria popular: “o homem morre pela boca”. Devemos considerar esse ditado popular em todos os sentidos. Por isso, é preciso prevenir as doenças. Prevenir significa antecipar-se, chegar antes. Sem dúvida, prevenção é a melhor promoção para a saúde. Em Odontologia a promoção da saúde pode ser conseguida através de ações educativas, tentando-se mudar valores e comportamentos das pessoas. Desse modo, consiste na orientação aos pacientes quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, de uma boa higiene bucal e corporal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, dos benefícios da alimentação balanceada, da prática regular de exercícios físicos e a importância do autoexame. Estes s& atilde;o alguns exemplos que se levados a efeito pela população podem evitar o aparecimento de inúmeras doenças.

A Odontologia também atua preventivamente? Sim. O cirurgião-dentista, odontólogo que é, tem a visão moderna dos profissionais da área médica no sentido da valorização da saúde e não da doença. Neste sentido, cirurgião-dentista tem como metas para nortear as suas ações a prevenção e o diagnóstico das doenças dos órgãos da cavidade bucal e do complexo maxilo-mandibular. O cirurgião-dentista, ao abordar o seu paciente, preocupa-se inicialmente em constatar a normalidade, e diante de qualquer alteração, implementar a metodologia clínica necessária para o diagnóstico. Assim, estará criando oportunidades para que um dos objetivos mais importantes na área da saúde seja atingido: o diagnóstico precoce, que determinará aç&otild e;es terapêuticas mais eficientes e com um menor custo.

Lembre-se: Visite regularmente o seu dentista, pois isso é imprescindível para uma boa saúde bucal.

______________________________________________________________

Insuficiência cardíaca tem novo tratamento aprovado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último dia 5 de maio), o medicamento Entresto® (sacubitril/valsartana). O medicamentos é inédito no Brasil. A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue de forma correta para o corpo. Essa condição é resultado de uma deficiência no enchimento do ventrículo. Mesmo com as terapias atualmente recomendadas pelas diretrizes clínicas nacionais e internacionais para o tratamento da insuficiência cardíaca, as taxas de mortalidade e de morbidade permanecem altas, com hospitalização frequente e baixa qualidade de vida.

Um estudo publicado em 2015 na revista Arquivo Brasileiros de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostrou que cerca de 50 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por causa de complicações cardíacas.

A indicação aprovada é para o tratamento de insuficiência cardíaca crônica sintomática em pacientes adultos com fração de ejeção reduzida do tipo (NYHA classe II-IV), ou seja, pacientes cujos sintomas são desencadeados por atividades cotidianas, mas que ocorrem também quando estão em repouso.

O produto será comercializado pelo fabricante na forma de comprimidos, nas concentrações de 24mg/26mg, 49mg/51 e 97mg/103mg, onde o primeiro número é a concentração de sacubitril e o segundo representa a concentração de valsartana.

O novo medicamento Entresto® (sacubitril/valsartana), será fabricado pela empresa Novartis Pharma Stein AG localizada na Suíça e a dona do registro no Brasil é a empresa Novartis Biociencias S.A., localizada em São Paulo-SP.

(Fonte: Anvisa)

______________________________________________________________

Leonardo Henrique Nóbrega Gomes Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 – lote 8 – Taguatinga Norte – Fone 3351.2055


Leonardo Henrique Nóbrega Gomes Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 – lote 8 – Taguatinga Norte – Fone 3351.2055

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Close

Powered by moviekillers.com