Início Enogastronomia Distrito Federal  ganha Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-DF
Distrito Federal  ganha Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-DF

Distrito Federal  ganha Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-DF

0
0

Etiene Carvalho – blogvinhotinto@gmail.com
Jornalista e editora do Blog Vinho Tinto
Sommelier Fisar, Especialista em Vinhos da França (FWS), especialista
em Vinhos da Califórnia (CWS) e (WSET)

 

 

O Distrito Federal acaba de ganhar a Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-DF. A eleição da diretoria responsável pela nova entidade aconteceu dia 11/09, ocasião em que foi aprovado o estatuto social da organização, que nasce com a chancela da ABS-Brasil. O registro oficial foi feito ontem no dia 23/09 em cartório da cidade.

12 membros compõem a diretoria da entidade, entre diretores e conselheiros fiscais. À frente da equipe está o sommelier Sérgio Pires, eleito presidente, e Cláudia Oliveira, vice-presidente. Ambos sommeliers profissionais e com muita experiência na área de Educação em Vinhos.

Para a vice-presiente, Claudia Oliveira, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília, descredenciada pela ABS-Brasil.”Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas” ressaltou. A vice-presidente da instituição, que trabalhou arduamente com outros sócios fundadores junto à ABS-Brasil para criar a mais nova ABS do Distrito Federal, entende que a capital é uma mercado promissor na área. “Brasilia é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”, resume.

Já o presidente eleito, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, pois a ABS-DF está começando do zero. No entanto, está empolgado e revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos diretores eleitos: “Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão  para os portadores de deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão em nossos projetos, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.

Em breve a ABS-DF irá lançar seu site, redes sociais e abrirá inscrições para os interessados (profissionais e enófilos) que tiverem interesse em se associar à entidade.

Composição ABS-DF:

Abaixo a composição da ABS-DF que terá mandato de três anos.

Presidente – Sérgio da Silva Venâncio Pires

Vice-Presidente – Cláudia Silva Oliveira

Secretário – Jorge Salim Waquim

Diretor Tesoureiro – Rudinei dos Santos

Diretor Executivo Pedagógico– Juan Jose Verdesio Bentancurt

Diretor Executivo e Consultor de Mercados – Cyro Torres Junior

Diretora Executiva de Mídia e Relações Públicas – Etiene  Gomes de Carvalho

Diretora Executiva de Eventos – Alessandra Freire de Mendonça

Diretor Executivo – José Valter Teles da Silva

Conselho Fiscal: Adriana de Oliveira Aguiar, Antonio Ricardo Kowalski e Mara Flora Lottici Krahl.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *