Início DF Distrito Federal registra fechamento de lojas no primeiro trimestre de 2019
Distrito Federal registra fechamento de lojas no primeiro trimestre de 2019

Distrito Federal registra fechamento de lojas no primeiro trimestre de 2019

11
0

O Distrito Federal fechou mais estabelecimentos do que abriu durante os três primeiros meses de 2019, com saldo negativo de -107 empreendimentos com vínculo empregatício. É o que aponta levantamento divulgado pela Fecomércio-DF e realizado em todo Brasil pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). No mesmo período do ano passado, o DF havia registrado saldo positivo de 60 lojas. Já 2016 foi o período com o maior saldo negativo entre abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais, com saldo de -936 lojas fechadas. O melhor primeiro trimestre ocorreu em 2014, ano em que a pesquisa começou a ser realizada, com 187 aberturas.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que o número negativo na capital do País é explicado pelo desempenho ruim da economia e pela alta taxa de desemprego. “O Brasil ainda não superou a crise. Aliado a isso, temos um grande número de desempregados e um nível elevado de endividados, o que justifica o grande fechamento de lojas na capital”, explica. Em âmbito nacional, nos três primeiros meses deste ano o país acumulou um saldo de negativo de 39 pontos de venda.

A economia brasileira está em um processo lento de recuperação. Nos últimos dois anos a economia cresceu 1%, e a expectativa para 2019 vem sendo revisada para baixo consecutivamente. Um dos fatores que podem mudar essa realidade na abertura de lojas é a questão da Reforma da Previdência, que tem um papel central no processo de recuperação da economia. O ano de 2018 se encerrou com a abertura de cerca de 8,1 mil lojas no País. Para que o ano tenha um incremento na abertura de lojas é necessário que as revisões econômicas negativas sejam estancadas.

Metodologia

O levantamento é realizado com a base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Em função disso, os resultados já são apresentados por saldo. Não são disponibilizados os números de abertura e fechamento de lojas isoladamente, apenas o saldo final.

(11)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *