Início Cozinha & Cia Editora Senac-DF lança livro sobre cozimento de alimentos em baixa temperatura
Editora Senac-DF lança livro sobre cozimento de alimentos em baixa temperatura

Editora Senac-DF lança livro sobre cozimento de alimentos em baixa temperatura

36
0

A Editora Senac-DF promoverá um coquetel de lançamento do livro Sous Vide: Manual da Cocção em Baixa Temperatura, de Bruno Rappel e Alexandre Vargas, no Lounge GPS do Shopping Iguatemi Brasília, no próximo dia 4 de outubro, às 18h. O livro, considerado um manual das técnicas do Sous Vide (método de cozimento em sacolas seladas a vácuo), tem como objetivo mostrar que essa técnica colabora com o resultado final dos pratos, evidenciando toda a versatilidade do emprego do cozimento de alimentos em baixa temperatura (CBT). Ao detalhar as características da técnica, os autores demonstram a utilidade dela, tanto em restaurantes estrelados, quanto no dia a dia de todos os cozinheiros.

Com 156 páginas e diversas fotos e ilustrações, a obra explica, de forma didática, a execução de diversas receitas da culinária brasileira por meio desse método. Os autores, com base em vasta experiência profissional iniciam o livro pela apresentação e descrição dos equipamentos e recipientes necessários para a utilização da técnica, enfatizam a importância dos cuidados com a segurança alimentar (normas e legislação brasileira) até chegar às estratégias de cocção e resfriamento dos mais diversos alimentos.

O autor Alexandre Vargas é professor, produtor rural e cozinheiro. Formado em Agronomia e mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília – UnB, trabalhou no campo e na pesquisa em diversas áreas da ciência agrária, como fitopatologia, controle biológico de pragas e produção comercial de aves, cogumelos e silvicultura. Formado em Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, fez master em cozinha italiana – Italian Culinary Institute for foreing ners – ICIF. Trabalhou em restaurantes na Itália e na Espanha, onde teve o primeiro contato com a técnica sous vide. Em 2013, esteve no restaurante Celler de Can Roca para estudar mais sobre a técnica. Atua como professor de Gastronomias desde 2012, lecionando disciplinas práticas e teóricas relacionadas com química de alimentos e técnicas modernas de Gastronomia.

Bruno Rappel é consultor, professor e cozinheiro, formado em Turismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB e pós-graduado em Gestão de Segurança dos Alimentos pelo Senac. Iniciou seus estudos de Confeitaria no IPCA em Milão (Itália) em 1996. Foi sócio fundador da Rappel Confeitaria e Restaurante por quase 18 anos. Obteve diversas premiações nos mais variados veículos de comunicação de Brasília. Trabalhou no restaurante Orti di Leonardo por um ano, onde teve o primeiro contato com a técnica de cocção a baixa temperatura. Estagiou em outros estabelecimentos como o D.O.M, em São Paulo, do renomado Alex Atala, e no Olympe, no Rio de Janeiro, da família Troisgrois. Em 2015 ficou no 3º lugar no Brasil no Bocuse D´Or, importante concurso de gastronomia mundial e, em seguida, passou a fazer parte do comitê organizador e do júri. Atualmente leciona diversas matérias práticas de Gastronomia e é orientador em diversos trabalhos acadêmicos.

Serviço
Lançamento do livro Sous Vide: Manual da Cocção em Baixa Temperatura
Autores: Bruno Rappel e Alexandre Vargas
Data: 4 de outubro
Horário: 18h
Local: Lounge GPS – Iguatemi Shopping

(36)

Brazil Conference Harvard

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE