Entrevista

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Pedro Lavinas e Diogo de Sordi

Produtores do CAIXA Brasília Outdoor Adventure

 

Corridas de aventura conquistam espaços em Brasília

Brasília recebe em junho a 2ª edição do CAIXA Brasília Outdoor Adventure. A prova conta com diferentes modalidades, entre elas Corrida na Trilha, Mountain Bike e Canoagem. A primeira edição, realizada em 2016, contou com 150 atletas, sendo a maioria estreantes. Produzido por Pedro Lavinas e Diogo de Sordi, o evento tem patrocínio da CAIXA e pretende atrair 200 competidores, amadores e experientes, para a prova 2017. Confira a entrevista a seguir com os organizadores

Como vocês iniciaram nas corridas de aventura?

 Pedro Lavinas – Pesava 12kg a mais que hoje. Morava em São Paulo e a vida se resumia àquela rotina padrão de estudo, trabalho, boteco, restaurante… era divertido, tinha bons amigos, namorava. Queria fazer algo diferente, mas não sabia bem o quê. Vi por acaso no falecido Orkut a foto de um colega de faculdade numa bike com a a legenda “Adventure Camp” e fui ao Google ver que diabo era aquilo: uma corrida de aventura (de 50km): bike, corrida, caiaque e rapel. Na natureza. Em equipe. Na hora tive certeza: é isso. Fui fazendo amigos, treinando, evoluindo. Mudei completamente a minha rotina e não tenho dúvida de que pra melhor, deixando pra trás velhos hábitos e me sentindo muito mais disposto pros desafios da vida

Diogo de Sordi – Sempre gostei de aventuras e devo muito aos meus pais. Nadei por nove anos, pratiquei karate, judô e passei muitos e muitos anos na febre do Futebol. Durante a faculdade ouvi falar de Corrida de Aventura por uma competição chamada EcoChallenge (provas acima de 600 km, o mundial da década de 90). Em 2008, já morando no Rio, durante um churrasco fui convidado para correr uma prova de aventura de 40 km. Dois meses depois, participei de uma na categoria pro, de 80km e mais 2 meses depois fui correr o Brasil Wild Extreme, no Jalapão, de 480 km. Sobrevivi, com direito a choro na chegada e os pés desfigurados, oito unhas a menos, disse para mim mesmo “nunca mais faço isso”. Ledo engano, o efeito foi o contrário. Encontrei o que faltava na minha vida.

 Como surgiu a ideia de fazer o evento?

Eu e Diogo sempre viajamos longas distâncias para competir em provas de aventura o RJ, SP, MG e até no exterior. É sempre uma logística muito trabalhosa viajar com bicicletas, caixas de equipamento, comida, etc. Sentíamos falta de não ter uma corrida de aventura aqui para podermos participar. A geografia da cidade, com o vasto Lago Paranoá e ótimas trilhas relativamente próximas à região central era muito convidativa para a organização de eventos da modalidade. No ano de 2015, participamos de algumas provas em que aconteceram alguns problemas de organização, o que nos levou a questionar: “Será que é tão difícil assim organizar uma prova?” Assim, resolvemos encarar o desafio em 2016. Olha, é realmente muito trabalhoso, mas apesar das dificuldades conseguimos entregar um evento de alto nível, muito bem avaliado pelos participantes.

Como será a edição 2017?

PL – O evento, marcado para o dia 11 de junho, está com as inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site www.brasiliaoutdooradventure.com.br. A prova oferece duas opções: o Percurso Short com cerca de 20 km; e o Percurso Pro com aproximadamente 60 km.

Existe algum critério/exigência para a pessoa se inscrever nesse tipo de competição?

DS- A inscrição é aberta para todo o público acima de 14 anos. Menores de 18 necessitam de autorização dos pais. É necessário possuir uma bicicleta e alguns equipamentos como capacete, bússola e um kit simples de primeiros socorros. Recomendamos que estreantes se inscrevam no percurso SHORT, mesmo que possuam excelente condicionamento físico. É necessário conhecer rudimentos de navegação por mapa e bússola. O essencial é ministrado por nós em umas oficinas mensais. A próxima será realizada no dia 6 de agosto.

 

SERVIÇO:

O que: 2º Caixa Brasília Outdoor Adventure – 1ª Etapa 2017

Onde: Local Surpresa a ser divulgado na semana da prova

Quando: A Prova será realizada no dia 11 de junho de 2017.

Classificação: Idade mínima 18 anos.

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Apoio: SPOT, Oficina Multisport, Fit&Move, Açaí da Amazônia 204 Norte, Adventure Weekend Turismo, Mochila Insana, Don Ricardo e Trekking Brasília

Quanto: Os primeiros 100 inscritos pagarão a taxa de R$ 250 referente ao 1º Lote.

Duração: O Percurso Short tem duração média de 2h a 6h e o Percurso Pro de 4h a 10h.

Informações: www.brasiliaoutdooradventure.com.br

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Arquitetura e Urbanismo

 MVR lança “Meu Decorado”

Concurso premiará estudantes e profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, design e decoração

 

A MRV Engenharia lança hoje, dia 15 de maio, o Meu Decorado, concurso que premiará estudantes e profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, design e decoração, que desenvolverem projetos inspiradores, sustentáveis e econômicos. Neste ano, em sua terceira edição, o concurso veio cheio de novidades, entre elas um hotsite exclusivo para a iniciativa. A competição ganhou força e estendeu as inscrições para estudantes de arquitetura das mais de 140 cidades onde a MRV atua e ganhou uma nova categoria, incluindo também os profissionais da área.

Ao final do concurso, os melhores projetos receberão prêmios em dinheiro. O primeiro lugar da categoria estudante receberá o valor de R$ 5 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1 mil. Já os projetos da categoria profissional serão premiados com os valores de R$ 10 mil, a segunda colocação em R$ 6 mil e a terceira em R$ 2 mil.  As inscrições para o concurso ficarão abertas de 15 de maio a 16 de junho e a entrega dos projetos pelos participantes deve ser feita até o dia 21 de julho. O site do projeto é: www.meudecoradomrv.com.br

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Social

Fundação Itaú Social lança edital de apoio  aos Fundos da Infância e Adolescência

A Fundação Itaú Social disponibiliza o Edital para a destinação de recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), com o objetivo de apoiar projetos que contribuam para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o País, gestores dos Fundos, podem inscrever suas propostas até as 18h do dia 4 de agosto.

O Edital da Fundação Itaú Social, elaborado conforme as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), selecionará propostas voltadas ao atendimento e acolhimento direto; elaboração de diagnóstico, sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas; capacitação e formação profissional; campanhas educativas; e mobilização social e articulação para a defesa dos direitos.

“Este ano foram ampliadas as modalidades de projetos que podem ser inscritas. O objetivo é apoiar iniciativas que dialoguem com as prioridades identificadas pelos Conselhos a partir de diagnósticos locais”, explica a coordenadora de Fomento da Fundação Itaú Social, Camila Feldberg. Cada Conselho pode inscrever apenas uma proposta. Os valores disponibilizados aos Fundos são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. Informações sobre as inscrições podem ser acessadas no site do Itaú Social: www.fundacaoitausocial.org.br. O anúncio dos projetos selecionados está previsto para dezembro

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Gastronomia I

Brasil Sabor vai até o dia 4 de junho

Previsto para ir até o dia 4 de junho, o festival gastronômico Brasil Sabor chega a sua 12ª edição. Este ano, o festival tem como tema: Original do Brasil – Compartilhando Sabores. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento ocorrerá simultaneamente em 22 estados. No Distrito Federal, 81 casas participarão do festival. Os pratos custarão R$ 49, R$ 69 e R$ 89 e os clientes poderão doar R$ 1 para uma instituição social. O presidente da Abrasel, Rodrigo Freire, explica que o tema deste ano é uma proposta para resgatar a cultura dos pratos originais que nasceram em cada estado do Brasil.

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Gastronomia II

CasaPark Gourmet leva, mais uma vez, cultura

gastronômica para a casa do brasiliense

Apreciadores da boa gastronomia têm encontro marcado de 25 a 28 de maio, no CasaPark. É quando acontece a sétima edição do CasaPark Gourmet, tradicional evento gastronômico da cidade que reúne aulas-shows com chefs nacionais e locais, oficinas para crianças, feira de produtos orgânicos, entre outras atrações direcionadas para pessoas que se interessam por culinária.

Com parceria da Associação do Prato da Boa Lembrança, o evento traz uma experiência gastronômica completa para o público, incluindo as crianças, que terão uma aula especialmente para elas, ministrada por Maria Amélia, da Maria Amélia Doces. As aulas, que irão até o dia 27, terão temas variados, agradando desde o público fit até os aficionados por hambúrgueres e comida de vó.

“A ideia é presentear o público brasiliense com um evento charmoso, com cenografia e decoração de bom gosto. Queremos que, só de estar no local, o público sinta a energia do evento, da gastronomia”, afirma Luciana Alcamim, que comanda o CasaPark Gourmet este ano. Segundo Luciana, a edição deste ano vai valorizar muito os produtos locais, trazendo receitas com queijos artesanais brasileiros e sommeliers, que estarão presentes em todas as aulas ensinando a harmonizar os pratos dos chefs com vinhos brasileiros.

Ao todo, serão 18 expositores que irão trazer vinhos brasileiros, queijos artesanais nacionais, linguiças artesanais, azeites, molhos, chás, brownies, doce de leite, cachaça, entre outros produtos. As inscrições para o CasaPark Gourmet podem ser feitas pelo hotsite http://gourmet.casapark.com.br/, a partir do dia 16. O preço será de R$ 20 por pessoa e o participante ainda terá direito, como brinde, um livro de receitas da Boa Lembrança. O evento é uma realização do CasaPark, em parceria com a Dubem Entretenimento, Santa Eventos e apoio da Casa Valduga e Café Três Corações.

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Tributação

Ação movimenta DF no Dia da Liberdade de Impostos

Em 2017, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 153 dias apenas para pagar os impostos. Ou seja, na prática, é como se a população só começasse a receber seu salário, de fato, a partir de junho. A estimativa é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), que realiza este ano a 9.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).

A campanha pretende chamar atenção para a alta carga tributária brasileira, equivalente à de países desenvolvidos, com a diferença de aqui o retorno em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, é muito baixo. “Mais de 40% dos rendimentos são destinados a impostos e, em nossa opinião, esse porcentual não é razoável, especialmente porque prejudica o poder de compra dos cidadãos”, defende o coordenador da campanha DLI nacional e presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini.

Em Brasília, as ações programadas para 1.º de junho vão ocorrer em três postos da rede Jarjour: na Asa Norte, na Asa Sul e em Taguatinga. Serão vendidos 45 mil litros de gasolina – o maior volume de vendas da campanha até hoje – pelo preço que custaria caso não incidissem tributos distritais e federais. “Os impostos não deixarão de ser pagos, mas esse custo será bancado pelos patrocinadores, e não repassado aos consumidores”, explica. “Não se trata de uma promoção, mas de uma ação para conscientizar.”

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Flávio Resende e-mail: favioresende@gmail.com – Tel.: (61) 3242-9058

 

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