Entrevista

Entrevista

0
0

 

Coaching de Imagem como ferramenta de empoderamento

Brasiliense, psicóloga e psicanalista (pela Université Paris VIII – Vincennes – Saint Denis), Michelle Matos mora na Europa há sete anos, continente onde teve a oportunidade de residir em cidades como Dublin, Londres, Paris e Berlim, sua cidade atual. Como a moda sempre presente em sua vida, Michelle viu no Coaching de Imagem a possibilidade de aliar sua formação à sua vocação. Hoje, além de profissional da área, Michelle mantém um blog – criado em 2013 – com artigos sobre Comportamento, Moda, Coaching e inspirações do seu dia a dia. Seu objetivo é ser boa ouvinte e ajudar indivíduos a se encontrarem, a trazerem o melhor de si, alcançando, assim, seus objetivos. Em sua passagem de férias pela cidade, Michele Matos concedeu a seguinte entrevista para o Jornal do Planalto:

O que despertou seu interesse  pelo Coaching de Imagem?

O Coaching de Imagem me possibilitou reunir as minhas três paixões e áreas de interesse, que são a psicologia, a psicanálise e a moda. Desde quando estava estudando psicanálise em Paris eu vinha buscando uma maneira de fazer essa junção. Primeiramente eu criei o meu blog (Le Classic Boho) onde eu fazia diariamente uma leitura de fotografias de moda, através de uma visão psicanalítica, isso ia me conectando cada vez mais com esse meio.  Até que surgiu um momento após terminar os meus estudos em que eu gostaria de ajudar efetivamente as pessoas, a se conhecerem, se amarem e a se apresentarem positivamente, através de uma imagem em que elas pudessem carregar sua personalidade e identidade de forma honesta e coerente. Desde algum tempo eu já vinha pesquisando sobre o Coaching e achei interessante a metodologia e as técnicas utilizadas, pensei que seria uma forma inovadora, juntar a psicologia, a psicanálise com essas técnicas que no caso são mais diretivas. Eu decidi passar eu mesma pelo processo de Coaching de vida e Coaching de imagem, a partir desse momento eu não tive mais dúvida, eu havia nascido para fazer isso. Procurei um curso de formação e desde então tenho me dedicado full time a esse trabalho enriquecedor e interessante, que me motiva e me ajuda a me tornar uma pessoa melhor diariamente.

Como é trabalhar com essa área fora do Brasil?

Essa área vem crescendo e ganhando cada vez mais foco lá fora. Com a explosão das redes sociais e dessa IMAGEM perfeita que todos estão em busca, mais e mais pessoas têm se dedicado a se conhecerem, se aperfeiçoarem e a se apresentarem de forma positiva e coerente. O meu processo de Coaching visa trabalhar aspectos pessoais, e como o meu embasamento vem da psicologia e da psicanálise, aspectos importantes do desenvolvimento interpessoal também são levados em consideração. Culturalmente falando posso fazer uma distinção clara entre meus clientes franceses, ingleses e alemães. Os franceses são mais existencialistas e mais interessados no autoconhecimento, prezam por uma identidade onde possam se expressar de uma forma intelectual, prezando por uma imagem forte e direta. Os ingleses buscam um foco maior numa imagem diferenciada, em mudança, em criar algo novo e diferente que possa chamar atenção e os alemães são mais conservadores e um pouco medrosos, no quesito mudança, mas buscam uma imagem onde possam preservar aspectos de sua origem e cultura. Esses são alguns dos exemplos para trazer uma visão mais real de como o Coaching está sendo desenvolvido por lá, também venho desenvolvendo o meu processo de Coaching, com várias outras culturas o que tem enriquecido muito o meu trabalho. Em geral estamos todos passando por um momento de transformação e as redes sociais acabaram por movimentar ainda mais esse processo. Todo mundo está preocupado em ter uma boa imagem e a fazer diferença e lá fora isso se intensifica ainda mais pela facilidade de acesso. Ter a oportunidade de trabalhar com o =Coaching em diferentes línguas e culturas, acaba me conectando ainda mais com esse trabalho e com as variadas formas de identidade e personalidade existentes. Aumentando ainda mais a minha percepção e me possibilitando desenvolver um processo único e direcionado para cada cliente, aguçando ainda mais os meus sentidos e me capacitando como ser humano e profissional.

O lançamento do e-Book marca esse seu período no seu país de origem. Quais outros projetos pretende lançar por aqui?

             A intenção foi justamente essa, de lançar o meu e-book no meu país, me sentindo acolhida e segura, em casa. No momento estou me dedicando a preparação de dois workshops, um em Brasília no final de fevereiro e outro em São Paulo no início de março, com intuito de apresentar o meu projeto e de me lançar como palestrante. Também estou lançando a partir de março o meu canal no Youtube, e estou escrevendo um livro que será lançado no próximo ano… algumas novidades estão vindo por aí! Fiquem ligados.

SERVIÇO:

Blog Michelle Matos

http://blog.matoscoaching.com/pt/

_______________________________________________________

Saúde Mental

 Janeiro Branco tem manifesto na Rodoviária

O coletivo de Brasília em prol da campanha “Janeiro Branco irá realizou, nesta quarta-feira (17), na Rodoviária do Plano Piloto, uma intervenção urbana com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância dos cuidados com a saúde mental. Após a ação, o grupo fez uma caminhada com balões brancos pela Esplanada dos Ministérios até o Ministério da Saúde. Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde do Brasil indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional dos indivíduos da nossa sociedade

_______________________________________________________

Tecnologia

App Banco do Brasil chega a 15 milhões de usuários

O Banco do Brasil atingiu no mês de dezembro a marca de 15 milhões de usuários no seu aplicativo para mobile. Acessado por 4 milhões de pessoas todos os dias, o aplicativo é responsável por 51% das transações realizadas no Banco. Com o resultado, o BB alcançou o objetivo traçado no início de 2017. O crescimento do número de usuários impressiona. Ao final de 2015, havia 6,9 milhões de usuários do app BB. Já em 2016, o número chegou a 10,2 milhões. Passados dois anos, a instituição teve um crescimento de quase 200% no número de clientes que utilizam a solução para smartphones e tablets. Os números de negócios por meio digital também são expressivos. Até novembro, foram contratadas 150 mil operações de solução de dívidas, num montante de R$ 1,2 bilhão. No financiamento de veículos, 55% das operações já são contratadas pelo celular, totalizando R$ 953 milhões até dezembro. Outro dado interessante é que 55% das contratações ocorrem fora do horário de expediente bancário.

_______________________________________________________

Arquitetura e Urbanismo

CAU/Br tem novo presidente

O arquiteto e urbanista cearense Luciano Guimarães é o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR). A eleição e a posse aconteceram na última quinta-feira (11), durante a 74ª Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da gestão eleita em 2017. “É com muita honra que assumo a presidência do CAU/BR. Tenho certeza que teremos um mandato de muita colaboração, e convicção que dedicarei meu tempo a ouvir e construir com todo, atendendo aos princípios legais, da democracia e da cidadania”, afirmou. O mandato vai até 31 de dezembro de 2020. Concorreram ao cargo também os conselheiros federais Lana Jubé (GO) e Jeferson Navolar (PR). O resultado final da votação ficou assim: 15 votos para Luciano Guimarães, 10 votos para Lana Jubé e 3 votos para Jeferson Navolar. Não houve votos nulos ou em branco. Como 1ª vice-presidente, foi eleita a arquiteta e urbanista Patrícia Luz (RN) e, como 2º vice-presidente, o arquiteto e urbanista Guivaldo Baptista (BA).

_______________________________________________________

Troca de Cadeiras

Rossana Sadir assume Amway no Brasil

A Amway do Brasil anuncia que Rossana Sadir é a nova presidente das operações da empresa no país. A executiva terá como missão expandir ainda mais a atuação geográfica da companhia, que teve taxa de crescimento de 40% em número de empreendedores nos últimos quatro anos. Com investimento de US150 milhões até 2019, a executiva irá liderar as estratégias para ampliar a oferta de produtos e serviços aos 185 mil empreendedores da empresa no País, além de implementar boas práticas de outras regiões.  Antes de assumir esta posição, a executiva atuou como presidente das operações da Amway na América Latina, realizando a gestão da empresa em 11 países de língua espanhola e atingindo 60% de crescimento na região.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE