Entrevista

Entrevista

3
0

 

 

Arquitetura na medida do cliente

Elisa Fraga e Guilherme Bussamra

Sócios da Guel Arquitetos

 

Eles são do Rio de Janeiro e também tem em comum o olhar estético aguçado. Chegaram em Brasília no final de 2016 e já estão com a agenda lotada de trabalho. Elisa Fraga, 33 anos, e Guilherme Bussamra, 31 anos, dirigem, juntos, a GU.EL Arquitetos, escritório de Arquitetura e Design que tem se destacado pelos projetos arrojados e de personalidade marcante. Ao Jornal do Planalto, eles contaram um pouco desta aventura de trocar a “Cidade Maravilhosa” pela “Capital de todos os brasileiros” e como tem sido prazerosa e desafiadora esta mudança.

 Vocês são amigos de faculdade? Como começaram a trabalhar juntos?

Elisa Fraga: Não. Nós nos conhecemos por meio de amigos em comum em 2009. Nessa época, o Guilherme morava em São Paulo e trabalhava com mobiliário e interiores em escritório de Arquitetura; e eu morava no Rio e já atuava em escritório de Arquitetura com projetos de Iluminação. Em junho de 2014, decidiram abrir o escritório no Rio de Janeiro.

Qual o diferencial do trabalho de vocês?

Guilherme Bussamra: Sempre estamos nos atualizando com as principais tendências mundiais, pois a moda é muito volátil e temos consciência que o período de novidade de algum elemento está cada vez mais curto. Temos uma dinâmica para entrega de projetos rápida e eficiente, pois sempre um dos sócios está presente desde a primeira conversa do cliente até a última etapa, nunca deixando responsabilidades na mão de terceiros. Como nós priorizamos um projeto amarrado e sem problemas futuros nas obras, o nosso olhar e acompanhamento de perto é indispensável. Todos os nossos trabalhos têm um projeto de marcenaria e de alguns mobiliários executados por nós, exclusivos para cada cliente.

Quais importantes projetos já desenvolveram na carreira?

Elisa Fraga: Os projetos comerciais sempre são os mais importantes para um escritório de Arquitetura e Interiores, pois tem maior visibilidade. Podemos citar a “Bäckerei” como a mais importante. Foram três lojas em menos de um ano e um investimento alto em todas as unidades. Trata-se de um projeto de uma padaria e confeitaria alemã, que tem um ambiente mais sofisticado e intimista. Mas temos também uma realização pessoal com muitos projetos residenciais, pois pensamos, executamos e tornamos real o sonho dos nossos clientes que irão morar naquele espaço.

Quantos anos de carreira cada um?

Guilherme Bussamra: A Elisa tem 12 anos de experiência; e eu nove anos.

Por que vieram para Brasília?

Elisa Fraga: Viemos no final de 2016 para realizarmos um projeto de um apartamento na Asa Sul por conta de indicações. Após alguns meses, fomos contratados para fazer o primeiro restaurante colaborativo de Brasília – o “Na Cozinha” do IVV. Após isso, fomos contratados para projetar mais dois restaurantes e alguns projetos residenciais. Mas isso não impediu de continuarmos com os nossos projetos do Rio de Janeiro e Niterói.

Além do DF, vocês têm projetos no Rio e em outras cidades?

Guilherme Bussamra: Temos projetos em andamento no Rio e Niterói, mas também já fizemos projetos em São Paulo e em Búzios, no RJ.

 

SERVIÇO:

Guel Arquitetos

Tel: 61 98213-3534
Site: https://www.guel-arquitetura.com/
Redes Sociais: https://pt-br.facebook.com/guelarquitetos/

_____________________________________________________________

 

Nutrição

Food Trucks locais de alimentação saudável vão atender aos participantes do Conbran 2018

Os mais de três mil participantes do 25° Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2018) – que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – contarão com uma praça de alimentação composta por cerca de dez food trucks. Instalados em frente à Ala Oeste, na área gramada do centro de convenções, os empreendimentos foram selecionados criteriosamente pela comissão organizadora do evento. Alguns dos confirmados são: Angus, Arroz Carreteiro, D Gusta, Yalla Habibi, Al Arabe, Le Pain Açai, Samurai Truck, Kombini, Crepe Voyage e Apetit Natural – todos genuinamente brasilienses. De acordo com Marciana Lays Gomes, da Comissão Organizadora do evento, responsável pela seleção dos food trucks, foram priorizados fornecedores de comidas mais saudáveis e variadas, com opções da culinária japonesa e árabe, além de pratos regionais, como arroz carreteiro e açaí. Para lanches mais rápidos, haverá, ainda, food trucks de crepes e sanduíches, todos de uma linha mais natural, com reduzido teor de gordura e açúcar. Os preços vão variar entre R$ 10 e R$ 25; e a expectativa é de que sejam servidas cerca de 1.500 refeições por dia.

_____________________________________________________________

 

Mercado Imobiliário

 PaulOOctavio lança Espaço Cult na Asa Norte

A PaulOOctavio acaba de lançar o Espaço Cult, na Central de Vendas da 208 Norte. O lugar foi especialmente desenhado para exposições de arte, lançamento de livros e outras atividades culturais. As primeiras exposições e lançamentos serão de artistas homenageados nos residenciais lançados pela PaulOOctavio.

A primeira exposição é da artista Betty Bettiol, que acontece a partir do dia 14 de abril. A artista tem trabalho em pintura, desenho e gravura em metal. Betty sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, pilotando o próprio avião, o que a ajudou a inovar na concepção de suas obras. Apaixonada pela cultura brasileira, a artista tem uma vasta coleção de obras da arte nacional. Ela expõe também em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, e em outros países como Argentina, Espanha, França, Chile, Portugal, Holanda e México. E, ainda em abril, dia 28, o espaço receberá uma manhã de autógrafos com o ex-ministro e escritor Ronaldo Costa Couto. Ele, que também é economista, historiador e político, tem seis livros publicados, dentre eles “Tancredo vivo, História indiscreta da ditadura e da abertura”, “A história do BID e o Brasil” e “Brasília Kubitschek de Oliveira”.

_____________________________________________________________

Espiritualidade

Curso sobre Kabbalah com um dos maiores especialistas no mundo sobre o assunto acontece em Brasília

Depois do sucesso de um dos mais importantes eventos do país voltados para a Kabbalah (o 2º Congresso Brasileiro de Kabbalah), que aconteceu em Brasília, em agosto do ano passado, o rabino Joseph Saltoun está de volta à cidade, agora com o curso “Visão Além do Horizonte”, nos níveis básico e intermediário. O evento está previsto para o período entre 24 e 27 de abril, das 18h30 às 22h, no Centro Cultural de Brasília (Sala Anchieta) – SGA Qd. 601 Norte; e tem como público estudiosos sobre o assunto e pessoas em busca de aprofundar a espiritualidade. Entre os temas abordados no curso, destacam-se: Kabbalah na Nova Era; Astrologia à luz da Kabbalah; Monoteísmo e politeísmo; Missão da humanidade; Predestinação x livre arbítrio; Reencarnação; entre outros. A organização do evento fica por conta do Instituto Meron, liderado por um dos maiores especialistas do assunto na atualidade, o rabino Joseph Saltoun, que será responsável pela condução dos trabalhos. Informações: Enilce Versiani (61) 98239-8983

_____________________________________________________________

Varejo

Nova loja do SPC é inaugurada no Venâncio Shopping

Administrado em Brasília pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, CDL-DF, o novo posto de atendimento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) já está em funcionamento. A unidade fica no 2.º andar do Venâncio Shopping, em uma das regiões de maior movimento da cidade. Para o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, a nova localidade representa maior comodidade para o consumidor, por estar próxima dos principais sistemas de transporte da capital, além de trazer instalações modernas que facilitam a exposição e aquisição dos produtos. “Muita gente associa o SPC a dívidas, e apenas procura a instituição para regularizar pendências relativas ao crédito pessoal, mas na verdade são oferecidos diversos serviços, até mesmo gratuitos, que facilitam a vida do cidadão”, explica Magalhães Pinto. O consumidor pode, por exemplo, fazer o monitoramento de seu CPF (ou CNPJ, no caso de empresas), para ser avisado caso alguém tente fazer uma compra ou usar seus dados de forma indevida. “Há, também, produtos específicos para lojistas, como os focados em avaliação de concessão de crédito”, ressalta. A unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para conhecer os serviços, acesse: www.cdldf.com.br

 

(3)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE