Entrevista

Entrevista

0
0

 

Transformado a coletividade pela Cultura

Celin Du Batuk

Idealizador do Projeto Kombo Arte Afro

 

O nome de batismo é Célio Zidorio, mas todo mundo o conhece por Celin Du Batuk. Mineiro de Cataguases, o músico chegou em Brasília em 1980, ano em que a mãe passou num concurso público na capital federal. Aqui fixou raízes, constituiu família e tem se dedicado ao que mais ama na vida: a percussão. Em maio, Celin Du Batuk, em parceria com a esposa e a irmã, deu início a mais um projeto social, desta vez,  voltado para a valorização da cultura afro-brasileira. O objetivo? Fazer a diferença na vida de 120 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, moradores da comunidade Sol Nascente, da Ceilândia (DF). Trata-se do “Kombo Arte Afro”, projeto patrocinado pela Ambev, que teve início em maio deste ano, com cinco meses de duração, e que ofertará oficinas gratuitas de percussão, dança afro e capoeira para a comunidade da região, uma das maiores do Distrito Federal.  Nascida em 2012, a iniciativa, que contou com o patrocínio à época do FAC, da Secretaria de Cultura do DF, atendeu às comunidades da Vila Telebrasília e Vila Estrutural, com aulas de artesanato (em vez de capoeira), além de percussão e danças afro. Confira a entrevista exclusiva que o mestre da percussão concedeu ao Jornal do Planalto:

Como a percussão entrou na sua vida?

A percussão está no sangue. Desde pequeno, sempre frequentei espaços que tinham percussão. Ao começar a praticar capoeira, minha paixão pela percussão só aumentou ainda mais.

Para onde já teve a oportunidade de levar o seu trabalho?

Desde 2006, vou para a Europa levar um pouco da nossa cultura e do meu trabalho. Finlândia foi o primeiro país, na capital Helsinki. Depois veio Suécia, Estônia, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Chile, onde temos filiais do Batukenjé em seis cidades.

De que forma o seu trabalho transforma a vida das pessoas?

O trabalho que desenvolvemos permite que as pessoas, independentemente do nível sócio, econômico, cultural e intelectual, pratiquem uma atividade juntas. Assim, elas interagem, se conhecem, em suas grandezas e limitações. Em resumo: acabamos por gerar, com o trabalho, inclusão dentro da diversidade

Sua família integra o seu grupo. Como se sente em relação a isso?

Sim, minha filha, esposa e irmã. Me sinto orgulhoso e esta questão da família me apoiar me deixa confiante em tudo que faço.

Como faz para participar dos ensaios?

Nossos ensaios abertos acontecem todos os domingos no Parque da Cidade, estacionamento 13, a partir das 11h. Ao chegar lá, basta procurar por Ana Paula, nossa coordenadora, que vai acolher e direcionar melhor o participante.

Qual o objetivo do projeto Kombo Arte Afro?

O objetivo é valorizar a cultura afro‐brasileira por meio do resgate do valor da herança cultural associados à música, à dança e à capoeira, ampliando as oportunidades para as pessoas que compõem a diversidade e resgatando o acervo imaterial de cultura brasileira.

 

SERVIÇO:

 

O que: 3ª Edição do Projeto Kombo Arte Afro

Onde: Comunidade do Sol Nascente – Ceilândia (DF), espaço cultural Filhos do Quilombo

Patrocínio: Ambev

Quando: Do dia 5 de maio ao dia 29 de setembro de 2018

Quanto: Gratuito

Como: Oficinas gratuitas de Percussão, Dança Afro e Capoeira

Informações: http://komboarteafro.blogspot.com.br/

_______________________________________________________________________

 

Negócios

Banco do Brasil promove palestra sobre o FCO na Fibra

 

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu, na noite do último dia 10, a Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), iniciativa do Banco do Brasil em parceria com a Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia. Empresários do setor industrial tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo as linhas de crédito do FCO Empresarial, a exemplo do FCO Programa de Desenvolvimento Industrial, do FCO Ciência, Tecnologia e Inovação e do FCO Capital de Giro. O objetivo é democratizar o acesso ao crédito a pessoas jurídicas que se dediquem à atividade produtiva, com informações detalhadas das linhas de custeio e de financiamento do FCO. Depois da palestra do Banco do Brasil, os empresários puderam participar de simulações de tomadas de empréstimo e tirar dúvidas com representantes da instituição financeira, inclusive sobre casos específicos de liberação de financiamento. O FCO tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste. É possível obter, por exemplo, financiamento para aquisição de insumos, de matéria-prima e de formação de estoques para vendas. Os prazos variam de acordo com a linha e a finalidade do financiamento, podendo chegar a 20 anos, com período de carência de até cinco anos. Os recursos do FCO para o DF em 2018 são de R$ 1,8 bilhão.

_______________________________________________________________________

Gastronomia I

 Spoleto lança menu “Especialíssimos”

O Spoleto lança o menu Especialíssimos em seus novos restaurantes chamados de Minha Cozinha Italiana (modelo recém-lançado pela marca em todo o país). A chef Andréa de Sá Conceição selecionou dois adicionais típicos italianos, como a mozzarella de búfala e o presunto de Parma, para incrementar os pratos, sem com isso, onerar o preço. As novidades são a partir de R$ 16,90. A ideia do cardápio especial é democratizar cada vez mais a culinária italiana na gastronomia do dia a dia, levando produtos de qualidade a um preço acessível ao consumidor. Além de dar destaque à verdadeira arte de cozinhar e encantar, distanciando-se do padrão fast food.  Os Especialíssimos combinam os dois ingredientes “gourmet” com três massas tradicionais (spaghetti, fettuccine e penne), uma fresca (ravióli) e uma salada, acompanhados por molhos exclusivos da casa. “As receitas estão muito saborosas. Combinamos a mozzarella de búfala e o presunto cru com nossas massas e saladas, acrescentando ainda novos ingredientes de nossa pista fria como cebola caramelizada, alho assado e pesto de azeitona. Estamos oferecendo uma nova experiência aos nossos consumidores”, explica a chef Andréa.

_______________________________________________________________________

Gastronomia II

Fast Açaí ganha prêmio Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2018

Todos os anos acontece, em Goiânia, uma das premiações mais importantes para o ramo da gastronomia. No dia 8 de maio, a Fast Açaí levou o prêmio de primeiro lugar no “Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2018”. A premiação aconteceu no Espaço Varanda Cultural, na capital goiana. Foram 678 indicações. A competição contava com 32 categorias, como Boteco, Cardápio, Açaí, Churrascaria, entre outras. A Fast Açaí, que ganhou com 46.43% dos votos, concorreu contra Tribo do Açaí, Açaí do Madruga, Comida Natural, Estação do Açaí entre outros. “Este prêmio é muito importante para nós. Mostra que nesses sete anos somos reconhecidos pela nossa dedicação e foco. Nossas franquias se tornaram referências no segmento de alimentação saudável’’, afirma Jakelline Batista, gerente de Marketing da rede.

_______________________________________________________________________

Tecnologia

 Aplicativo de transporte só para mulheres chega ao DF


Boa notícia para as mulheres que buscam uma opção de transporte segura e para as que procuram uma ferramenta de trabalho que ofereça independência, flexibilidade e bom retorno financeiro: acaba de chegar às ruas de Brasília o serviço de transporte Venuxx, que só aceita passageiras e motoristas do sexo feminino. “Com a Venuxx, as motoristas podem conquistar sua liberdade financeira. Já as passageiras exercem sua liberdade de ir e vir com segurança e tranquilidade”, destaca Gabrielle Jaquier, diretora de Marketing e Operações da Venuxx. Para utilizar o aplicativo para smartphone, basta fazer o download e criar uma conta. Depois, é só adicionar os endereços de partida e de chegada e clicar em chamar motorista, que o app (disponível para Android e iOS) verifica qual o veículo mais próximo. Surge na tela um resumo da corrida, com o valor estimado. Confirmada a solicitação, em poucos minutos o carro chega à porta da cliente. Além de um serviço diferenciado, a Venuxx também oferece às passageiras descontos nas viagens que chegam a 30%. É o caso de clientes que queiram conhecer o serviço, que podem utilizar o código promocional PRIMEIRAVIAGEM no aplicativo para pagar menos. Para saber mais sobre o serviço da Venuxx e baixar o aplicativo, visite www.venuxx.com.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE