Entrevista

Entrevista

7
0

Festival Internacional de Tambores ocorrerá em Brasília

 Célio Zidorio

Percussionista

 

O Festival Internacional de Tambores, ADARRUM, chega ao Distrito Federal para a sua segunda edição e vem para conquistar, mais uma vez, o coração dos brasilienses. Os interessados poderão se inscrever, de forma gratuita, no próprio site do evento (http://adarrum.com.br). Será realizado nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, em frente ao Parque Ana Lydia. Confira, a seguir, a entrevista exclusiva para o Jornal do Planalto com Célio Zidorio, coordenador geral de produção do evento:

Qual será a programação do Festival Internacional de Tambores?

O ADARRUM oferecerá workshops durante os três dias de evento. Para ministra-los, teremos a presença do Mestre Jackson, um dos fundadores do Olodum e cocriador do samba reggae; Cacau Arcoverde, coordenador de Oficinas de Ritmos Brasileiros em universidades e espaços culturais em todo o Brasil, na Europa e nos Estados Unidos; Jair Rezende, criador do grupo Lactomia; e Paulo Garcia, produtor cultural, diretor musical e percussionista. Como produtor de obras musicais com releitura de sonoridades e de ritmos afro-brasileiros, também estarei presente para participar das oficinas.

O que o público pode esperar do evento?

As atrações do festival trarão para a população do DF ritmos tradicionais brasileiros e suas releituras. O evento será responsável por criar um ambiente totalmente interativo e dinâmico por meio de rodas de conversa, oficinas, shows e ao fim uma grande orquestra percussiva.

Qual o intuito do festival?

O ADARRUM é realizado pelo Grupo Batukenjé com a proposta de ensinar percussão de ritmos brasileiros. O evento já possui a inscrição de percussionistas da França, da Alemanha, da Espanha, do Chile, da Argentina e de Marrocos, além de profissionais brasileiros. Nossa maior intenção é realizar um intercâmbio cultural entre percussionistas brasileiros e de outros países.

Qual é a sensação de trazer, pela segunda vez, o ADARRUM para a capital?

É uma satisfação enorme ter a segunda edição do Festival ADARRUM, principalmente porque era um sonho para nós inverter a lógica e trazer toda essa galera da Europa para Brasília, ao invés de eles levarem os mestres para lá. Já temos confirmados participantes do Chile, Argentina, Alemanha e França. Para a gente é muito gratificante.

 SERVIÇO:

FESTIVAL ADARRUM
O que: Festival Internacional de Tambores – ADARRUM
Quando: 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019
Onde: Estacionamento 12 do Parque da Cidade, em frente ao Ana Lydia
Inscrições: http://adarrum.com.br

_______________________________________________________

Agenda I

 Campus Party Brasília ocorre em junho

Após se firmar como a segunda maior edição do país, a Campus Party Brasília, maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo confirma sua terceira edição na cidade. O evento que reuniu cerca de 100 mil pessoas no último ano, ocorrerá entre 19 e 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha. “Os campuseiros da região centro-oeste abraçaram o evento, participando de forma ativa de toda as atrações e atividades propostas. Por isso buscamos, assim que possível, alinhar com o novo Governo a realização de uma nova edição da Campus, e para a nossa surpresa, o governador Ibaneis Rocha já nos confirmou a realização do evento nos próximos quatro anos”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party. A terceira edição da Campus Party Brasilia seguirá o mesmo formato do último ano, com cinco dias de duração e mais de 300 horas de atividades entre palestras, workshops, hackathons, entre outros.

_______________________________________________________

Agenda II

Medicina Tradicional Chinesa terá seminário internacional

 A Ecole Européenne d’Acupuncture, de Paris, França, realiza em Brasília o primeiro Seminário Internacional de Medicina Tradicional Chinesa, nos dias 12 e 13 de agosto, na Aliança Francesa, na  708/907 Sul; e no dia 14 de agosto em unidade do Sesc/DF ainda a ser divulgada, com o tema: As Emoções na Medicina Tradicional Chinesa, um mergulho na cultura, na tradição e no pensamento chineses. As inscrições estão abertas no link: seminariointernacionalmtcdf.com. O investimento é de R$ 950, mas há várias promoções no site, inclusive inscrições gratuitas. O valor inclui coquetel, coffe breack e certificado emitido pela Ecole Européenne d’Acupuncture. A palestrante é a escritora, sinóloga, pesquisadora, professora e tradutora Elisabeth Rochat de la Vallée, referência em medicina tradicional chinesa, fundadora e diretora da École Européenne d’Acupunture.

_______________________________________________________

Agenda III

Janeiro Branco no Venâncio Shopping

De 23 a 25 de janeiro, o Venâncio Shopping reforçará a campanha conhecida como Janeiro Branco (realizada desde 2014), dedicando programação especial aos temas da saúde mental e da prevenção do adoecimento emocional da humanidade. Ao longo de três dias, o público poderá participar, gratuitamente, de palestras e bate-papos, assistir a apresentações e, ainda, receber aconselhamento emocional (em horários restritos e obedecendo à capacidade de atendimento da equipe voluntária).  “Precisamos acolher, apoiar, ajudar e incentivar as boas práticas nas pessoas para que elas obtenham aceitação e ajuda. São muitos os transtornos. Cuidar da saúde emocional é cuidar da vida no âmbito pessoal e profissional. Nos reunimos com muitos voluntários em torno dessa ideia para juntos conversarmos de forma mais aberta sobre nossas fragilidades e mostrar às pessoas que sofrem que elas não estão sozinhas”, afirma Manoela Serra, autora do livro “Diário Bipolar” e idealizadora do evento.

_______________________________________________________

Entidades de Classe

Fecomércio-DF tem novo presidente

O Conselho de Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal decidiu, por 16 votos a 10, manter o empresário Francisco Maia no cargo de presidente da Fecomércio-DF durante toda a gestão atual, que vai até julho de 2022. Com a renúncia de Adelmir Santana, foi necessário convocar os conselheiros para cumprir os procedimentos de substituição previstos pela entidade. Seguindo o que determina o Estatuto, a maioria do Conselho entendeu que a Diretoria em exercício já havia sido eleita, em maio do ano passado, para cumprir um mandato de quatro anos, não sendo necessária nova eleição. Dessa forma, os cargos vagos serão ocupados conforme a escala hierárquica de sucessão. “Darei aos conselheiros, diretores e colaboradores do Sistema Fecomércio-DF todo o meu empenho e dedicação. Todos terão espaço nesse mandato, prioritariamente os sindicatos”, afirmou o presidente Francisco Maia. “Trabalharei fortemente em defesa dos setores de comércio, serviços e turismo. Vamos renovar, equilibrar e fortalecer a Fecomércio-DF, sempre lutando por Brasília e pelo seu desenvolvimento”, completou. Como presidente do Sistema Fecomércio no Distrito Federal, automaticamente Francisco Maia também passa a ser presidente dos conselhos regionais do Sesc e do Senac, além de presidente do Instituto Fecomércio.

 

(7)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *