Entrevista

Entrevista

4
0

 

“Conselho Regional de Nutrição precisa de renovação”

A afirmação é da candidata Simone Cunha, que disputa a eleição pela chapa “Novos Desafios”

 Simone Cunha

Nutricionista

 

O Conselho Regional de Nutricionistas – Região 1 (CRN-1), que representa a classe de nutricionistas do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, está com eleição marcada para os dias 6, 7 e 8 de setembro. O objetivo é eleger a nova diretoria da entidade, pelo período de outubro de 2019 a setembro de 2022. Ao todo, foram inscritas quatro chapas, configurando a eleição mais disputada até hoje no órgão, que responde por mais de 11 mil nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética (profissionais que normalmente trabalham em hospitais, cozinhas e refeitórios, auxiliando nutricionistas). Pelo estatuto da entidade, no entanto, técnicos não têm direito a voto. Entre as chapas concorrentes está a “Novos Desafios”, liderada pela nutricionista Simone Cunha, que contou ao Jornal do Planalto um pouco dos bastidores desta disputa.

Como serão as eleições este ano?

A eleição será realizada de forma digital, no site do CRN-1 (www.crn1.org.br) e promete movimentar a categoria nos próximos meses. É a terceira vez que acontece totalmente pela internet.

Qual sua relação com o CRN-1?

Já participei em duas gestões do CRN-1 – uma como coordenadora de Comunicação, entre 2004 e 2007; e outra como presidente, entre 2007 e 2010.

Qual o perfil da chapa “Novos Desafios”?

Temos sido aclamados como uma das chapas mais fortes desta eleição. Contamos com 18 integrantes, todos profissionais com muita experiência de mercado, nas diversas áreas dentro da Nutrição. Temos coordenadores de cursos de Nutrição em universidades públicas e privadas, professores, consultores do Sebrae, nutricionistas hospitalares, profissionais que atuam com consultórios clínicos, Nutrição Esportiva, Bariátrica, restaurantes de auto serviço, terceirizados e comerciais, além de Nutrição Escolar (PNAE) e nutricionistas que já foram técnicos de Nutrição e Dietética. Em resumo, somos a chapa mais diversificada deste pleito.

Qual o diferencial de vocês em relação aos demais concorrentes?

A chapa “Novos Desafios” é formada por  pessoas  que acreditam que a Nutrição mudou e que as entidades de classe precisam acompanhar esta mudança. Grande parte dos profissionais do mercado hoje é das gerações Z e Y, ou seja, já nasceu tecnológica. Isso implica numa necessidade urgente de mudança na forma de se comunicar com este público. Outro ponto é a condução impositiva e pouco colaborativa da atual gestão, que tem fechado portas e impedido de avançarmos sob alguns aspectos.

Quem é Simone Cunha?

Sou formada pela Universidade de Brasília, em 1996; e graduada em Educação Física, pela Dom Bosco – UCB, em 1992. Reativei a Associação de Nutrição DF (ANDF), que ficou parada por mais de dez anos; e depois fui presidente da ANDF nos mandatos de 2011 a 2014; e de 2014 a 2019. Organizei também o Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN 2018, o maior congresso de Nutrição do Brasil, com quatro mil participantes, em Brasília, no ano passado. E paralelamente, ainda sou sócia gerente da SM Nutrição e Fitness e representante da VP Centro de Ensino em Nutrição Funcional, em Brasília.

Quais as propostas da sua chapa para o CRN-1?

Pretendemos fazer ações para combater o exercício ilegal da profissão em defesa da sociedade; dar continuidade aos projetos já realizados pela gestão atual; dar visibilidade às ações realizadas pelo CRN-1;  demonstrar por meio de números e relatórios, a transparência das ações de fiscalização; estabelecer e melhorar o canal de comunicação entre o conselho e os profissionais; promover ações de fiscalização preventivas, visando a aproximação com os profissionais de forma empática; divulgar horário de plantão de conselheiros, com canal simples de comunicação – whatsapp ou email; melhorar a recepção dos recém-formados, criando ebooks, seminários, workshop de apoio e boas-vindas aos futuros profissionais; intensificar o elo com a IES e outras entidades de classe para melhorar o debate e a integração ensino-pesquisa-extensão; planejar visitas itinerantes para tirar dúvidas e fazer orientação aos nutricionistas e técnicos em todos os estados da jurisdição; articular juntos às secretarias de Saúde e de Educação que sejam revistos os números de profissionais, devido ao aumento de demanda por nutricionistas; e apoiar ações de segurança alimentar e nutricional e de garantia do direito humano à alimentação adequada e sustentável.

___________________________________________________________

 Agenda

 Festival movimenta Parque da Cidade em agosto

 

O 1º Festival no Parque Cultura, Gastronomia e Lazer acontece nos dias 24 e 25 de agosto, das 11h às 22h, no estacionamento 10 do Parque da Cidade. Com entrada gratuita, serão dois dias de diversão para toda família. Para aguçar até mesmo os paladares mais exigentes, o evento traz uma praça de alimentação com os melhores food trucks da cidade. Dentre as opções, Hamburgueria do Cheff, Roadhouse Grill, Geléia Food Truck e o Smoker Box BBQ, que trabalha com carnes defumadas na parrilla. Já para beber, a galera vai poder saborear as cervejas artesanais da Fusbier e da Oktos Bier. O festival também conta com exposições de arte, venda de artesanatos locais, espaço cultural com apresentações musicais, brinquedos infláveis e muito lazer ao ar livre. O festival ainda conta com ações sociais para ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No evento, haverá pontos arrecadação de cobertores (novos ou usados), cabelo para peruca e fraldas geriátricas.

SERVIÇO:

Festival no Parque Cultura, Gastronomia e Lazer

Endereço: Estacionamento 10 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Data: 24 e 25/08

Horário: das 11h às 22h

Entrada Gratuita

Classificação livre

___________________________________________________________

Turismo

Brasília acessível a estudantes

Os estudantes brasileiros terão a oportunidade de conhecerem a capital do país por meio do projeto “O Brasil Visita Brasília”. A parceria inédita foi firmada entre a Fecomércio-DF, o Senac e a empresa CVC. Em 2020, quando Brasília completar 60 anos de existência, será ofertado aos alunos do ensino fundamental, médio e da graduação do país a oportunidade de realizarem uma excursão, com preço mais acessível, para cidade. O pacote turístico comercializado será de quinta-feira a domingo, no período de baixa estação. Estarão inclusos serviços de transporte (aéreo e terrestre), hospedagem, alimentação e receptivo. O projeto terá duração até 2022, quando é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.

___________________________________________________________

Investimentos

GDF anuncia investimentos no Noroeste

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) anunciou, na semana passada, que será investido R$ 426,8 milhões em obras de infraestrutura em todo o Distrito Federal. Parte dos recursos serão usados para expandir o Setor Noroeste e o Parque Burle Marx, localizado no mesmo bairro. Ao todo, o investimento nessa área será de R$ 91,8 milhões. “O Setor Noroeste é a localização mais desejada da cidade, totalmente sintonizada com a beleza arquitetônica da capital e sua natureza, além de estar próxima à região central do Plano Piloto, fazendo com que os moradores tenham uma vida tranquila e segura. Por conta disso, a região se tornou referência em qualidade de vida, inovação e sustentabilidade, reunindo os melhores empreendimentos construídos na capital federal, que estão transformando o cenário imobiliário local”, pontua Alexandre Oliveira, gerente de Marketing da Emplavi, construtora brasiliense.

___________________________________________________________

Varejo

Capodarte abre no ParkShopping

A marca de acessórios Capodarte abrirá, em 2019, cerca de 20 lojas em todo o Brasil. Entre elas, está a nova loja do ParkShopping, que abre as portas para o público a partir do dia 23 de agosto. Os calçados e acessórios da Capodarte são reconhecidos pelo design sofisticado e toques artesanais. Do moderno ao clássico, do luxo ao básico, a marca é referência para mulheres cosmopolitas e exigentes.

 

(4)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *