Entrevista

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LeBonTon chega a Brasília para democratizar
a culinária francesa

Depois de passear pelas ricas gastronomias italiana e japonesa, o Grupo Trigo — que detém as marcas Koni, Spoleto e Gurumê — aposta agora na culinária “francesa”, ao lançar o LeBonTon, rede de restaurantes com unidades já em funcionamento em São Paulo e no Rio de Janeiro. A novidade é que a marca acaba de chegar ao Centro-Oeste, com a nova casa do Taguatinga Shopping, que abre as portas para o público em Taguatinga. Confira a entrevista da franqueada Analice Veloso, que traz detalhes sobre o novo point gastronômico:

O que é o LeBonTon?

O LeBonTon é um restaurante francês com coração brasileiro e tem como propósito democratizar a boa culinária francesa: uma opção para quem busca sabor, saúde, verdade e agilidade. Além disso, a rede celebra as técnicas culinárias e valoriza, ainda, a qualidade de ingredientes naturais e os bons cortes de carnes.

Quando surgiu o LeBonTon?

A rede surgiu há pouco menos de dois anos – em 2018 –, e é uma verdadeira revolução no mercado de food service. O LeBonTon do Taguatinga Shopping é a primeira franquia da nova marca em solo brasiliense e foi, também, a primeira unidade fora do eixo Rio-São Paulo.

Como é o cardápio da casa?
Sob fortes influências da cozinha francesa, o toque especial brasileiro é o que torna o LeBonTon tão especial. Com menu à la carte, os plats du Chef Le Bife (R$ 29,90), Le Frangô (a partir de R$ 23,90), Emincé de Frangô (R$ 17,90) e Tilápia na Crosta (R$ 23,90), estão entre as iguarias preferidas dos clientes no novo restaurante. Cortes tradicionais de carnes e frangos, o tempero inigualável e o estilo da casa revelam a inspiração na culinária do sul da França.

Qual é a importância do conceito de cozinha aberta?
Acreditamos que a cozinha seja o coração de todo restaurante, daí a importância de abri-la para as pessoas que nos visitam. A ideia é ter um momento de troca com nossos clientes, participando ativamente da experiência de cada um. Isso oferece uma experiência multissensorial, possibilitando, assim, uma conexão direta entre clientes e cozinheiros.

Há diferenciais no LeBonTon? Quais?

Um dos grandes diferenciais do LeBonTon, sem dúvidas, é o uso de ingredientes naturais e frescos no preparo das refeições, tornando o local uma alternativa para quem busca “comida de verdade” (isto é, alimentos pouco ou nada industrializados), aliado com a agilidade no preparo do pedido.

Já tem previsão de novas unidades?
Segundo informações do departamento de marketing da rede, a previsão é inaugurar mais 18 unidades até o fim de 2020, sendo uma delas no Distrito Federal.

Quantos restaurantes têm aberto?
A rede conta com nove restaurantes pelo Brasil, distribuídos nas regiões Sudeste (8) e Centro-Oeste (1).

Existem outras novidades que podemos esperar?

Teremos uma parceria com o UberEats em breve. E para quem gosta das vantagens, o restaurante tem um programa de benefícios: a cada R$ 17,90, o cliente faz um ponto; e ao completar dois pontos, ele pode resgatar por bebida da casa; com seis pontos, ele ganha um plat du chef; além de outras ofertas disponíveis.

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Saúde

Fórum discute terapias avançadas

A mudança do perfil epidemiológico do Brasil vem aumentando a necessidade de acesso a novos medicamentos e terapias avançadas para enfrentar patologias de alta complexidade e uma série de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a diabetes mellitus tipo 2. A incorporação de novas tecnologias de tratamento diante desse cenário é um dos temas que serão debatidos no XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso a Produtos Inovadores e Terapias Avançadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, será realizado no próximo dia 17 de março, a partir das 14 horas, no Auditório do Interlegis – Senado Federal, em Brasília. A entrada é franca, mas é preciso se inscrever pelo site: www.acaoresponsavel.org.br.

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Marketing

Brasília é mote de campanha do Café do Sítio

O Distrito Federal está em festa com os 60 anos de Brasília, e a Família do Sítio também! A empresa foi uma das primeiras a se instalar na capital e acompanha sua história bem de perto desde os anos 60. Para celebrar, a marca preparou uma campanha especial lembrando todos os apelidos carinhosos das regiões do “quadradinho”, como Ceilondres, Sobradisney e Taguayork. Também já está em circulação a embalagem comemorativa do Café do Sítio, homenageando os monumentos que embelezam a capital. “O aniversário de Brasília é uma data muito especial para nós”, conta o diretor de Marketing e Vendas da Família do Sítio, Ricardo Barbosa. “O Café do Sítio vivenciou em primeira mão eventos importantes da história brasileira, como a era de ouro do rock nacional e o nascimento de várias cidades do Distrito Federal. Fazemos parte das famílias brasilienses desde 1967, e a nossa própria família não para de aumentar”, continua.

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Novidade
Complexo Gastronômico no Sudoeste

O Sudoeste acaba de ganhar um empreendimento no mesmo formato operacional de sucesso de Águas Claras: um novo conglomerado de restaurantes, com uma estrutura totalmente integrada. A nova operação será composta pelo Empório Árabe Restaurante, o italiano e pizzaria Dolce Far Niente e o japonês MaYuu Sushi. O local escolhido foi a quadra 304, na Primeira Avenida. “A gente viu que o Sudoeste é uma cidade noturna e familiar, mas com poucas opções de alimentação”, explica a empreendedora Lídia Nasser, que está completando uma década à frente do próprio negócio. Por lá, irá funcionar como se dá em Águas Claras: na mesma mesa, o público pode pedir pizza, um combinado de sushi e porções de esfihas, por exemplo. Porém, com alguns diferenciais, já que a cozinha do conglomerado é uma só para todo o complexo, o que possibilita que os clientes tenham uma experiência gastronômica diferente de qualquer outro estabelecimento.

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Impostômetro

Cresce a arrecadação no país

A arrecadação do governo com taxas, impostos, contribuições e multas chegou aos R$ 500 bilhões no último dia 6, três dias antes na comparação com 2019. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No quadro abaixo, é possível verificar que a arrecadação em 2020 está acelerando na comparação com 2019.
Marcas (bilhões) Data 2019 Data 2020
R$ 100 13/01 12/01
R$ 200 25/01 24/01
R$ 300 07/02 05/02
R$ 400 22/02 20/02
R$ 500 09/03 06/03
Fonte: Associação Comercial de São Paulo
Segundo Emilio Alfieri, economista da ACSP, o aumento na arrecadação pode ser visto de forma positiva, uma vez que não houve elevação das alíquotas. Outro aspecto positivo é que o déficit público vem caindo: está em 0,7%, em janeiro, enquanto no ano passado estava em 1,2%. “O que acontecia anteriormente é que aumentava a arrecadação, mas o gasto do governo, e o déficit, também crescia”, analisa Alfieri. “Mas agora não está assim, a arrecadação está aumentando e o gasto, caindo. Isso mostra que a política econômica está no rumo certo”, continua.

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