spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sexta-feira, 19 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASCultura AtivaEspetáculo Vinco estreia temporada inspirada na arte do origami

    Espetáculo Vin\co estreia temporada inspirada na arte do origami

    -

    Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). De 16, 17 e 18 às 20h e 19 de maio às 19h. Foto: João Saenger

    A companhia dançapequena, em colaboração com o coletivo Instrumento de Ver, apresentam o espetáculo Vin\co, dirigido e concebido por Édi Oliveira, que estreia no dia 16 de maio e fica em cartaz até o dia 19, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Vin\co é o primeiro espetáculo de dança dos artistas circenses Daniel Lacourt e Julia Henning, que já vêm elaborando pesquisa de movimento há anos. O espetáculo teve sua pré-estreia na programação do MID – Movimento Internacional de Dança e agora segue em pequena temporada.

    Durante o espetáculo de 70 minutos, os artistas dobram-se enquanto seus corpos conversam, vincam-se e esculpem-se em movimentos. Vin\co proporciona uma experiência de pausa, desaceleração, de desfrute dos sentidos e de contemplação do silêncio e do preenchimento de vazios. A trilha sonora é assinada por Euler Oliveira, com desenho de luz de Moisés Vasconcellos e figurino de Roustang Carrilho. A produção é concebida por Julia Henning, Kamala Ramers e Maíra Moraes.

    Vin\co é inspirado na técnica milenar do origami, prática japonesa que consiste em dobraduras de papel para dar forma a figuras. O nome se origina do verbo ori (dobrar) e do substantivo kami (papel), denominando a arte de vincar, manipular, torcer e dobrar até surgirem os mais diversos seres e objetos.

    Para a concepção da peça, fazer um origami é uma experiência plástica, mas também sensível, sensorial e poética, onde são trabalhadas noções de simplicidade, geometria, tempo, equilíbrio, fragilidade, delicadeza, leveza, figuração e abstração. A partir desse preceito, Vin\co propõe uma experiência sobre a plasticidade dos corpos e do encontro estabelecidos entre o papel e os intérpretes, explorando também a relação com o tempo e com as formas.

    O diretor Édi Oliveira, bailarino e mestre pelo programa de pós-graduação em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), iniciou seus contatos com a dança contemporânea ainda na universidade. Há 20 anos trabalha como dançarino, figurinista, ator e artista-pesquisador em diversos projetos do Distrito Federal.

    Julia Henning é gestora e artista integrante do Coletivo Instrumento de Ver, onde desenvolve pesquisa artística focada no movimento, por meio da dança e acrobacia, há 17 anos. Sua pesquisa passa por investigações entre diferentes linguagens e suas relações com o circo. Nos espetáculos do coletivo, atuou como artista criadora e, mais recentemente, atuou na área da direção. É mestre em Artes Cênicas pela UnB e possui formação em dramaturgia circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França).

    Daniel Lacourt iniciou seu percurso artístico com o grupo Esquadrão da Vida. Passou por formações na Escola Nacional de circo, no Atelier de Pesquisa Aérea (RJ), na escola de circo Arc-en-Cirque – Chambéry, França e ESAC, em Bruxelas. Criou o grupo Tecendo Fios d´Éter. Integrou o coletivo Instrumento de Ver por 10 anos, onde criou espetáculos circenses em diferentes funções, como artista circenses, diretor, rigger ou diretor técnico.

     

    Espetáculo Vin\co

    Realização dançapequena

    Co-realização: coletivo Instrumento de Ver

    Direção e concepção:  Édi Oliveira

    Intérpretes criadores Daniel Lacourt, Édi Oliveira e Julia Henning

    Trilha Sonora: Euler Oliveira

    Desenho de luz: Moiséz Vasconcellos

    Figurino: Roustang Carrilho

    Produção: Julia Henning, Kamala Ramers e Maíra Moraes

    Fotos: João Saenger

    Vídeo: Cícero Fraga (COMOVA)

    Arte: Bruna Daibert

    Apoios: MAPATI, Galpão Instrumento de Ver, Bodega de La Habana, Kale Espaço de Saúde, La Boulangerie

    Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação

    Duração 70 minutos

    Classificação livre

    Serviço

    Vin\co

    Realização dançapequena

    Co-realização: coletivo Instrumento de Ver

    De 16, 17 e 18 às 20h / 19 de maio às 19h

    Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul.

    Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

    Venda pelo site Ingresso Rápido

    CI – Livre

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias