Início DesCONSTRUINDO com Elaine Carneiro Exclusividade de imóvel: vantagens e desvantagens
Exclusividade de imóvel: vantagens e desvantagens

Exclusividade de imóvel: vantagens e desvantagens

6
0

Hoje vamos falar sobre o papel do corretor de imóveis numa exclusividade

 

No Brasil, as transações imobiliárias podem ser feitas por particulares e o proprietário não é obrigado a ter um corretor de imóveis credenciado para fazer as tratativas legais para a concretização da venda. O imóvel é um bem que exige sacrifício para aquisição. Ao longo da vida, você terá contato uma, duas, no máximo três vezes com corretores de imóveis.

Para alguns, é a realização de um sonho, para outros, é um investimento. Independente do que ele signifique para você, o recurso financeiro que você dispendeu nele, poderia ser usado para qualquer coisa. Imagine o seu carro, quando você vai vendê-lo, você não tem tempo para ficar mostrando para todas as pessoas interessadas, nem parando o seu dia a dia para isso. Você, então, o deixa em uma concessionária que confia, pois sabe que não vai estragar nem depredar seu bem.

Com um imóvel não pode ser diferente. É importante ter um profissional qualificado, pois é uma relação de confiança que tem de ser criada, afinal, é a sua residência, é de um bem seu que estamos falando.

Por isso, quando for vender um imóvel, procure um profissional do mercado. Saiba se está em dia com o Conselho de Classe, onde ele anuncia, como ele anuncia. A qualidade dos anúncios e das fotos que ele tira, se são fotos profissionais ou de celular. Como ele costuma divulgar os produtos, qual a média de tempo de venda, se ele é especializado na região em que se localiza seu imóvel. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher o profissional.

Muitos corretores usam o argumento de que “quanto mais pessoas anunciando, mais rápido seu imóvel vende”. Isso não é verdade! Quando o proprietário deixa o imóvel dele com diversos corretores ocorre uma desvalorização por parte dos clientes. Voltemos ao carro: imagine você vendo um carro, o esmo carro na internet, sendo anunciado em várias concessionárias. Você logo pensa: essa pessoa deve estar desesperada para vender esse carro, tem um monte de lugares anunciando.

Além disso, traz insegurança para o proprietário, que terá um fluxo de visitas no imóvel sem muito controle ou critério, gerando um certo desconforto. Alguns clientes também querem barganhar com diversos corretores o mesmo imóvel para ver quem consegue o valor mais em conta. Alguns proprietários alteram o valor do imóvel, avisam a alguns e se esquecem de avisar a outros corretores.

Também o excesso de movimentação no imóvel, pode acarretar em danos e depredação, sujeiras e reclamações dos vizinhos, podendo até mesmo espantar possíveis interessados. Quando se tem um corretor só, ele trabalha de maneira mais precisa e focada para vender o imóvel, dando especial atenção àquela venda, tornando o processo bem mais rápido, já que ele sabe que só depende dele.

Os imóveis que são negociados por apenas um corretor de imóveis ou uma imobiliária são vendidos mais rapidamente porque eles expõem mais o bem.

Por isso, na hora de vender seu imóvel, faça ponderações e escolha a melhor opção.

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *