Início DF Francisco Maia é eleito por unanimidade e empossado presidente da Fecomércio-DF
Francisco Maia é eleito por unanimidade e empossado presidente da Fecomércio-DF

Francisco Maia é eleito por unanimidade e empossado presidente da Fecomércio-DF

27
0

O empresário Francisco Maia foi eleito na manhã desta quarta-feira (6), por unanimidade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A votação ocorreu durante reunião de Diretoria da entidade, às 10h, com a participação de 27 diretores efetivos. O mandato vai até junho de 2022. Francisco Maia assume o cargo com o objetivo de fortalecer os sindicatos da Fecomércio-DF, que hoje representam os principais setores econômicos de Brasília, promover uma integração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e avançar na representatividade da instituição perante os Poderes constituídos e a sociedade brasiliense.

Logo após a eleição, Maia assinou o termo de posse e fez um agradecimento especial. “Quero agradecer primeiro a Deus por me dar força, energia e confiança para enfrentar esses dias difíceis. Quero agradecer a minha família, que me ajudou muito. Aos senhores diretores e quero também fazer um agradecimento a três pessoas que foram fundamentais nessa decisão de continuar nessa luta: o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o vice-presidente Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, e o primeiro vice-presidente administrativo Luiz Gastão Bittencourt”, disse. Francisco Maia também fez questão de mencionar os fundadores da Federação do Comércio, os empresários Newton Rossi e Miguel Setembrino.

Depois o presidente falou sobre o significado da eleição e seu desejo de colaborar com o desenvolvimento de Brasília. “Ser eleito presidente da Fecomércio-DF significa muito mais do que a realização de um objetivo pessoal. Significa a oportunidade de representar os setores econômicos que transformaram a minha vida. Sempre atuei nas áreas de comércio, serviços e turismo e é uma honra poder retribuir com essa base. Também é fruto de muito orgulho ter a chance de colaborar com o desenvolvimento e a defesa de Brasília, uma cidade verdadeiramente monumental, que tão bem recebe a todos nós”, ressaltou.

Entre as propostas específicas para a Fecomércio estão a renovação, modernização e a busca da autossustentabilidade financeira, além de uma gestão profissional do Sesc e do Senac no DF. O intuito também é encontrar novos modelos de atuação e de fonte de recursos para os sindicatos. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF é formada hoje por 26 sindicatos filiados e dois associados, que juntos representam mais de 90 mil empresas e respondem por 93% do PIB privado brasiliense. A reunião de Diretoria foi acompanhada por um representante da CNC, o assessor da Divisão Sindical da entidade, Alain MacGregor, e conduzida pelo agora segundo vice-presidente da Fecomércio-DF, Antônio Tadeu Perón.

Depoimentos

“Acredito que o Francisco Maia é o melhor para a Federação. Parabenizo o presidente. Acho muito bom o consenso, assim não fracionamos a Fecomércio. Estou muito satisfeito com o resultado e com o que foi mostrado até agora”, disse Roberto Gomide,vice-presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF).

“Este é um momento histórico. Quero desejar boa sorte e vamos ajudar o novo presidente no que for preciso. Temos que fazer a nossa parte e não ficar só cobrando. A partir de agora, vamos começar um novo ciclo na Fecomércio-DF”, disse José Aparecido da Costa Freire, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel-DF).

“Quero parabenizar o presidente Francisco Maia e manifestar a minha satisfação com essa eleição”, disse Joaquim Pereira dos Santos, vice-Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigênero-DF), Joaquim Pereira dos Santos.

“Eu acho que aprendemos muito nesses últimos dias. A união dos sindicatos, que vemos hoje, tem uma força muito grande. Vejo com bons olhos essa parceria com a CNC que está sendo formada. Brasília precisa dessa casa unida trabalhando em conjunto”, disse Marco Túlio Chaparro, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF).

“Parabéns Chico Maia. Reinou a democracia e o respeito ao equilíbrio. A Fecomércio vai ser unificada, a soma é a força, saímos muitos mais fortes do que entramos. Vejo equilíbrio e a sensatez com respeito ao próximo. Faremos dessa Federação a melhor do Brasil, com certeza chegaremos lá”, disse Ovídio Maia, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Secovi-DF).

“Acredito que o Francisco Maia é o melhor para a Federação. Acho muito bom o consenso, assim não fracionamos a Fecomércio. Estou muito satisfeito com o resultado e com o que foi mostrado até agora e com a disposição de fazer o bem do Francisco Maia”, disse José Fernando Ferreira da Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Material Óptico e Fotográfico do Distrito Federal (Sindióptica-DF).

“O Sistema passa por um ajuste muito grande. Temos hoje um orçamento muito inferior do que tínhamos, precisaremos rever contratos, estrutura e fazer a gestão produtiva. A força do seu mandato será a força da nossa entidade”, disse Álvaro Siqueira Júnior, Diretor Adjunto da Fecomércio-DF.

“Prezo pela entidade e estou à disposição de todos no Sindivarejista para tentar fazer da Fecomércio-DF a melhor Federação do Brasil. Desejo sucesso para o presidente eleito. Esse processo eleitoral serviu para nos unir ainda mais”, disse Edson de Castro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF).

“Saúdo o presidente Francisco Maia. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. O diálogo sempre foi e será o melhor caminho, pois ele apara arestas e tira dúvidas. Desejo muito sucesso a Federação do Comércio. Espero que essa casa seja um exemplo para as demais Federações”, disse Carlos Aguiar, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do Distrito Federal (Sindmac-DF).

 “O meu início foi há oito anos aqui na Federação. Conheço o Francisco Maia há um bom tempo e ele é uma pessoa humilde e com capacidade de união”, disse Charles Dickens, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF).

(27)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *