Início Enogastronomia  Gin, a bebida do momento
 Gin, a bebida do momento

 Gin, a bebida do momento

21
0

 

Conhece esta bebida? Se não conhece pelo menos já ouviu falar né!? Nesta edição vamos falar um pouco sobra a história desta bebida, o poque ela está na moda e ensinar a você, leitor, a preparar o delicioso coquetel Gin Tônica.

Breve história

Essa história começa na Holanda por volta do século XVII, quando o médico Francicus de La Boe, conhecido também como Sylvius, criou um “santo remédio” que fosse mais barato, um remédio diurético contra problemas renais, destilado de cereais e, principalmente de zimbro, que dá a característica aromática da bebida. A bebida ainda era chamada de Genever quando em 1689 foi para Inglaterra, ano em que a revolução gloriosa coroou o holandês Willian III Rei da Inglaterra.

Mas foi no século XIX que o gin começou a ser produzido com mais seriedade e adquirir o sabor e aparência que conhecemos hoje – o “London dry”. As destilarias clandestinas que misturavam a bebida com ácido sulfúrico e terebentina saíram do mercado e entraram em cena os Palácios de Gin, onde pessoas respeitáveis bebiam drinks preparados com gin, como o Gin Toddy (suco de limão e água morna) e o Gin Twist (com suco de laranja). Foi também nessa época, que os colonizadores ingleses em países tropicais começaram a misturar água tônica, rica em quinino, ao gin e ao suco de limão, para combater os efeitos da malária, dando origem ao popular Gin Tônica.

A bebida da moda no Brasil em 2017

É fácil perceber que o Gin é a bebida do momento no Brasil. Encontramos o Gin presente nas novelas de maior audiência, nos melhores bares e, com muita frequência, nas redes sociais.

Mas por quê? A explicação é simples. O Brasil é um país de tendências e o consumo do Gin aumentou no mundo inteiro, não seria diferente por aqui. Não é uma bebida barata, a garrafa do Gin mais barato encontrado no Brasil custa em torno de R$34,00. Considerada uma bebida emergente, está sempre circulando nas mãos de um público com alto poder aquisitivo.

E você, já entrou nessa moda? Vamos ensinar agora uma receita do maravilhoso Gin Tônica, um drink que certamente perpetuará quando a moda findar.

Gin Tônica

Com característica muito refrescante, é o coquetel mais tradicional a base de Gin. Ótimo para ser consumido em dias quentes, basta pegar uma taça para vinho tinto, colocar uma dose de Gin (50ml), uma rodela de limão, bastante gelo e misturar bem. Depois complete com água tônica, misture um pouco e está pronto para beber. Lembre-se que a água tônica é bastante amarga e que essa é uma característica do coquetel, se quiser uma versão mais leve adicione 10ml de sumo limão e uma colher de açúcar.

(21)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE