Início Saúde Pet GRÃO DE BICO
GRÃO DE BICO

GRÃO DE BICO

0
0

Um alimento praticamente completo. Fonte de nutrientes essenciais para uma boa saúde, como proteína, cálcio e ferro, o grão de bico é mais do que uma leguminosa nutritiva. Deixa os músculos mais fortes e a glicemia mais controlada, intestino menos preguiçoso e o coração mais saudável.

Quando comparado aos feijões em geral, este grão se destaca em diferentes aspectos; sua digestibilidade é melhor, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro em relação a feijão-carioca, branco, preto, ervilha, soja e lentilha. O valor protéico também é melhor em relação aos demais feijões e seu tipo de fibra dietética mostra-se excelente para diabéticos. Não contêm glúten e sua farinha hoje já é bem comercializada em lojas de produtos naturais e pode ser consumida tranquilamente por celíacos ou por pessoas que não toleram muito bem o glúten.

É possível ser utilizada amplamente em preparações devido sua versatilidade.

Considerada leguminosa da felicidade, pois em sua composição há presença de triptofano um aminoácido que participa na formação da serotonina, um neurotransmissor capaz de aumentar o bem estar. Ainda tem uma boa quantidade de Vitamina B6.

O preparo deve-se ter atenção; deixando o grão de molho por 8 horas antes do cozimento, lembrando que em água nova.

 

Omelete de grão- de- bico

Ingredientes:

½ xícara de tofu

½ xícara de grão-de-bico cozido

1 dente de alho

½ cebola

1 colher (sopa) de gergelim preto

2 colheres (sopa) de amido de milho

4 colheres (sopa) de farinha de grão-de-bico

1 colher (sopa) de azeite, mais um pouco para untar frigideira

2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado

1 colher (chá) de curry

Sal Pimenta do reino à gosto

½ xícara de Aquafaba em neve (receita logo abaixo)

1 colher (café) de fermento biológico

Gergelim preto para decorar

 

Modo de Preparo

Frite a cebola por 5 minutos no azeite, adicione o alho e doure bem. Transfira para o liquidificador e bata com o grão-de-bico, o óleo de gergelim, o azeite, o sal e o curry. Em uma travessa, misture com as farinhas, o fermento e o gergelim. Delicadamente adicione a massa a aquafaba em neve. Unte uma frigideira antiaderente com azeite, despeje a massa e frite em fogo baixo com a frigideira tampada. Quando a massa começar a desgrudar, vire e doure o outro lado.

 

AQUAFABA

Ingrediente: 1 xícara de água do cozimento do grão-de-bico ou a água do grão-de-bico enlatado.

Preparo: Se for utilizar a água do grão-de-bico cozido em casa, reduza o liquido em uma panela até obter ¾ de xícara de aquafaba. Com a água do grão-de-bico enlatado, essa primeira etapa é desnecessária. Leve a aquafaba para a geladeira até gelar totalmente. Bata na batedeira começando com velocidade baixa e vá aumentando aos poucos, até chegar à velocidade máxima. Bata por alguns minutos até atingir o ponto de clara em neve. A aquafaba tem sabor neutro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com