Início Defesa do Consumidor Hoje, quero apresentar duas dicas na defesa do consumidor
Hoje, quero apresentar duas dicas na defesa do consumidor

Hoje, quero apresentar duas dicas na defesa do consumidor

0
0
Todi Moreno, ex-Diretor do Procon e apresentador do programa “O Conciliador” – Tv Brasilia/Rede TV

Direito de arrependimento

Você sabia que nas compras pela internet você pode se arrepender da compra?
Conhecido como “direito de arrependimento” no qual o consumidor pode desistir de compras feitas fora de uma loja física.  O prazo para se arrepender da compra é de até sete dias a partir da entrega do produto ou do início da prestação do serviço.

Este direito do consumidor está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) no artigo 49. O consumidor tem direito a receber tudo aquilo que já foi pago, inclusive custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância.

Dívida em banco

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Quantas vezes você já precisou implorar para o gerente do banco liberar o seu salário devido um desconto de dívida? Esse problema vem ocorrendo com funcionários de empresas privadas, e empresas públicas também. Hoje, praticamente 80% do funcionalismo público possui um empréstimo consignado, onde 30% do salário já é descontado em folha de pagamento. Fique atento! O banco NÃO pode reter mais que 30% do seu salário. O judiciário tem concedido liminares proibindo às instituições financeiras de cometerem esse abuso. Em muitos casos, determinando que sejam devolvidos todos os descontos com juros e correção monetária. Existem casos em que o valor da devolução permite até mesmo a quitação da dívida, porque o banco já vem fazendo isso há anos.

Fique ligado nos seus Direitos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *