spot_imgspot_img
terça-feira, 23 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASSaúdeA importância do tratamento ortodôntico

    A importância do tratamento ortodôntico

    -

     O seu sorriso é o seu cartão de visitas, mas há muito mais nos cuidados ortodônticos do que apenas o aspecto estético. Cuidar dos seus dentes é uma questão de bem-estar e também de saúde. O organismo humano funciona como uma orquestra: cada órgão cumpre o papel de um instrumento. E, quando um desafina, o corpo todo pode ser afetado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos. Assim como você faz exercícios físicos e dietas para viver melhor, é preciso também cuidar da saúde da boca.

    O que é Ortodontia?  Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes. Ou seja, é um tratamento para corrigir os dentes tortos, os que não se encaixam corretamente ou os que são difíceis de se manterem limpos.

    Como saber se preciso de tratamento ortodôntico?  Apenas o seu cirurgião-dentista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, então o cirurgião-dentista especialista em ortodontia poderá decidir se o tratamento é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para cada caso. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

    . Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

    . Mordida cruzada anterior — uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

    . Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

    . Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

    . Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

    . Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

    . Apinhamento —ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

    Veja alguns benefícios do tratamento ortodôntico para a saúde:

    1) melhora a respiração:   Os dentes fazem mais do que triturar alimentos,  eles também representam uma barreira para tudo que entra na sua boca, inclusive o ar. Se você tiver uma dentição muito irregular, ela pode bloquear a entrada correta do ar e atrapalhar sua respiração. Com uma boa dentição, sua respiração melhorará sensivelmente.

    2) Melhora a fonética e a digestão:  Além de melhorar a respiração, fazer um tratamento ortodôntico melhora a sua dicção e até a digestão. Dentes irregulares podem não triturar os alimentos corretamente dificultando a mastigação,  além de atrapalhar a fala.

    3) Possibilita redução das cáries:  Alguns dentes podem estar posicionados de um jeito que é difícil fazer a limpeza diária. Isso significa que você pode acumular mais resíduos entre os  dentes aumentando suas chances de ter cáries e outras infecções mais perigosas. Com um tratamento ortodôntico, seus dentes ficarão na posição correta, facilitando assim a higienização completa da boca.

    4) Evita doenças gengivais:  Além de evitar cáries, corrigir o alinhamento dos seus dentes diminui as chances de você ter problemas na gengiva. Com a posição correta dos dentes fica mais fácil cuidar e manter a saúde das gengivas.

    5) Sorriso alinhado:  Além de todos os aspectos saudáveis que o tratamento irá proporcionar, também corrigirá o alinhamento dos seus dentes, deixando seu sorriso mais bonito e simétrico.

    Não tenha medo do dentista

    Se mesmo depois de conhecer tantos motivos para cuidar da saúde da sua boca você ainda tem medo do dentista, fique tranquilo(a). Hoje existem várias técnicas para diminuir dores e desconfortos na hora do tratamento dentário, além de novas tecnologias capazes de transformar aquele motorzinho barulhento no melhor amigo do seu sorriso.

    Por isso, marque uma consulta com o seu cirurgião-dentista e comece o seu tratamento, na Clinica Carpe Vida você encontra profissionais experientes especializados em ortodontia.

    Artigo anterior
    Próximo artigo

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias