Início Cultura Ativa Inscrições para oficinas culturais gratuitas de artesanato começam nesta segunda (27)
Inscrições para oficinas culturais gratuitas de artesanato começam nesta segunda (27)

Inscrições para oficinas culturais gratuitas de artesanato começam nesta segunda (27)

44
0

Ao todo, são 60 vagas destinadas a pessoas com deficiência e para crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de risco

O Projeto Waldir Azevedo, na Vila Telebrasília, e o Ateliê Eco-Arte, no Guará, recebem, a partir de setembro, Oficinas Culturais Artesanais para pessoas com deficiência. São três cursos gratuitos: construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, artesanato com papel-machê e criação de telas e quadros com elementos da natureza como sementes, folhas e flores. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail arteocupa.oficinasculturais@gmail.com, a partir de segunda-feira (27) até 31 de agosto.

A ação é realizada pela Agenda Cultural Brasília com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Segundo Marcelo Fonteles, idealizador do projeto e diretor da Agenda Cultural Brasília, o objetivo é estimular o respeito ao meio-ambiente e à sustentabilidade, valorizar e difundir as manifestações culturais e artísticas, além de promover a inclusão social e a qualificação profissional.

Cada oficina terá 72 horas-aulas e será divida em duas turmas de até 10 pessoas. Serão destinadas 30 vagas para o público em geral e 30 vagas para pessoas com deficiência. Não é necessário nenhum pré-requisito para participar das ações. As aulas ocorrerão de setembro a novembro, com turmas em dois turnos. Ao fim do projeto, serão realizadas duas exposições com as obras produzidas pelos alunos.

O curso de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis será ministrado por Dudu Oliveira, criador do Projeto Waldir Azevedo, que atua com jovens em situação de risco na Vila Telebrasília. O professor também é voluntário na Associação Brasileira de Deficientes Visuais (ABDV), oferecendo aulas de música.

Já a oficina de produção de obras com papel-machê será ministrada pela artista plástica e arte-educadora Lurdinha Danezy, que tem mais de vinte anos de experiência na área. As aulas ocorrerão no Hospital de Apoio de Brasília com pacientes em reabilitação e acompanhantes. Ela já fez exposições nacionais e internacionais e é mãe do artista plástico Lucio Piantino, que tem com Síndrome de Down. As aulas de criação de telas e quadros com sementes, folhas, flores e pequenos frutos encontrados na natureza ficarão a cargo do artista plástico Paulo Ataíde Cavalcanti, no ateliê Eco-Arte, localizado no Guará.

O projeto vai contar com guia para cegos e acessibilidade estrutural para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. O site do projeto, desenvolvido especialmente para atender a todas as pessoas com deficiência, terá aplicativo de acessibilidade, que traduz automaticamente texto e áudio para Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Oficinas Culturais de Artesanato
Quando: Aulas de setembro a novembro.
Inscrições: De segunda (27) a sexta-feira (31) pelo e-mail arteocupa.oficinasculturais@gmail.com
Local: Projeto Waldir Azevedo, Vila Telebrasília | Ateliê Eco-Arte, SAIS AE 04 Guará
Quanto: Oficinas e inscrições gratuitas

(44)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE