Início Saúde JANEIRO BRANCO: Saúde emocional é tema de evento no Venâncio Shopping
JANEIRO BRANCO: Saúde emocional é tema de evento no Venâncio Shopping

JANEIRO BRANCO: Saúde emocional é tema de evento no Venâncio Shopping

67
0

Um local que tem se diferenciado pelo formato e que investe além das ações voltadas para o comércio, lazer e entretenimento, inova mais uma vez, ao abrir espaço para abordar a saúde emocional. De 23 a 25 de janeiro, o Venâncio Shopping reforçará a campanha conhecida como Janeiro Branco (realizada desde 2014), dedicando programação especial aos temas da saúde mental e da prevenção do adoecimento emocional da humanidade.

Ao longo de três dias, o público poderá participar, gratuitamente, de palestras e bate-papos, assistir a apresentações e, ainda, receber aconselhamento emocional (em horários restritos e obedecendo à capacidade de atendimento da equipe voluntária). “Precisamos acolher, apoiar, ajudar e incentivar as boas práticas nas pessoas para que elas obtenham aceitação e ajuda. São muitos os transtornos. Cuidar da saúde emocional é cuidar da vida no âmbito pessoal e profissional. Nos reunimos com muitos voluntários em torno dessa ideia para juntos conversarmos de forma mais aberta sobre nossas fragilidades e mostrar às pessoas que sofrem que elas não estão sozinhas”, afirma Manoela Serra, autora do livro “Diário Bipolar” e idealizadora do evento.

Para a gerente de marketing Ana Lúcia Rodrigues, a oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém que esteja precisando de ajuda, aconselhamento ou, simplesmente, de informação para si, um parente ou amigo, foi a grande motivação. “Nós abraçamos a ideia pois sabemos que em um espaço como o nosso, onde mais de 35 mil pessoas circulam, diariamente, uma campanha como esta pode ter um alcance muito positivo. Ir além daquilo que as pessoas, normalmente, procuram em um shopping, é nossa busca constante”, argumenta.

Objetivos

O Janeiro Branco baseia-se em cinco objetivos principais: fazer do primeiro mês do ano o marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e instituições; chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas; aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional; atrair a atenção das mídias para a questão e contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “Cultura da Saúde Mental”. Somos um lugar conectado com as pessoas e tudo o que possa promover, bem estar, saúde e desenvolvimento;

Depressão crescente

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que, até 2020, a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina. Dentre os sintomas mais básicos estão a tristeza sem relação com a vida pessoal, sentimento de culpa, perda de energia, alteração do sono e do apetite, entre outros. “A saúde emocional é tão importante para o funcionamento do corpo e da mente que o desequilíbrio de suas funções pode levar a diversas doenças”, aponta Manoela.

Programação

23/01

12h

– Abertura com Manoela Serra

– Bate-papo “Conectando com sua saúde mental”, com Manoela Serra (escritora, palestrante e ativista), Cristiane Ayala (fonoaudióloga e mãe de criança dentro do espectro autista) e Camila Brauna (psiquiatra e médica do trabalho

24/01

12h15- Introdução à palestra do dia por Manoela Serra

12h30min- Palestra “Ensinando a ser feliz”, com o professor da UnB Wander Cleber Pereira, Doutor em psicologia e Mestre em Processos Comportamentais (UnB)

25/01

17h30- Contação de história sobre emoções com Nyedja Gennari

17h40 – encerramento com abraço simbólico, coletivo e revoada de balões

*Todos os dias do evento, das 13 às 14, a Clínica Ação Positiva fará aconselhamento emocional gratuito às pessoas que desejarem pedir ajuda no local denominado ESPAÇO POSITIVO.

Sobre os participantes:

Manoela Serra- Autora do livro O Diário Bipolar, palestrante, estudante de psicanálise e organizadora de eventos sobre Saúde Mental. Seu grande objetivo com seu trabalho é desmistificar os Transtornos Mentais e diminuir a marginalização dos portadores das doenças. Seu grande sonho é poder dizer que tem Bipolaridade e não ser julgada e criticada pela sociedade.

Prof. Dr. Wander Pereira – Doutor em Psicologia (UnB); Mestre em Processos Comportamentais (UnB); Graduado em Psicologia UFPa); Especialista em Ontologia da Linguagem (UCB) e Coaching Empresarial (New Field Consulting-USA). Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental – ABPMC

Cristiane Ayala – Trabalha do SUS como fonoaudióloga, predominantemente, de crianças. Atualmente, está em formação de intervenção precoce com crianças autistas. Tem quatro filho, sendo um deles autista.

Adriana Caitano (Mediadora) – Autora do livro e da peça teatral ‘Como se diz eu te amo?’, palestrante, jornalista e produtora cultural. Trabalha com comunicação política e marketing digital e participa de grupos de apoio a pessoas que tentaram ou pensam em cometer suicídio.

Alessandra Gonçalves – Formada em medicina pela UnB, com especialização em Psiquiatria (3 anos de residência médica) pelo Hospital de Base do Distrito, pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Cognitivo e pesquisadora clínica na área de Distúrbios Sexuais. É médica da Justiça Federal.

Movin – Movimento para a Inclusão – Este movimento surgiu da necessidade de partilhar experiências, levar o conhecimento acerca dos transtornos mentais para que, tendo pessoas mais esclarecidas sobre o assunto, possa-se aliviar o fardo de quem tem ou cuida des pessoas com transtornos. O Movin atua através de oficinas de famílias, boletins informativos, participações em eventos, bem como participando de rede de apoio a familiares e pessoas com transtornos mentais. O Movin é formalizado como associação sem fins lucrativos e obtém recursos por meio de pequenas doações de cidadãos

SERVIÇO

Janeiro Branco

Venâncio Shopping

De 23 a 25 de janeiro

Mais informações: (61) 2308-2000

Facebook: @venancioshopping

www.venancioshopping.com.br

(67)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *