spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
sábado, 20 abril, 2024
More
    InícioDistrito FederalJunho é mês de celebrar os sobreviventes do Câncer

    Junho é mês de celebrar os sobreviventes do Câncer

    -

    Centro de Câncer de Brasília promove Talk Show com Sabrina Parlatore e Encontro de Sobreviventes para amplificar os bons números no enfrentamento da doença

    Cresce o número de sobreviventes do câncer, pessoas que enfrentaram a doença e estão em remissão ou curadas e, também, aquelas para as quais o câncer se tornou um quadro crônico, passível de controle com qualidade de vida. “Falar sobre as estatísticas de sobreviventes significa atualizar a população quanto aos avanços nos campos do diagnóstico e do tratamento”, destaca o oncologista Fernando Vidigal, diretor médico do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), que integra a Rede Einstein de Oncologia.

    Os números são mesmo positivos. “Hoje, cerca de 35 milhões de pessoas no mundo, sendo 1 milhão brasileiros, estão vivas após 5 anos do diagnóstico. Isso equivale a cerca de 67% dos sobreviventes. Outros 17% já ultrapassaram a marca dos 20 anos”, informa o especialista. Dados americanos mostram ainda que a metade desse universo tem 70 anos ou mais. Campanhas e políticas de prevenção e detecção precoce do câncer colaboraram sobremaneira para o atual status da doença, bem novos tratamentos como terapias-alvo e imunoterapia.

    PARA CELEBRAR

    Nos Estados Unidos o mês de junho marca a passagem do Dia Nacional dos Sobreviventes do Câncer, que ocorre no segundo domingo. Inspirados pela data e cientes de que no Brasil não havia celebração do gênero, os oncologistas do Cettro instituíram uma programação em reconhecimento aos avanços científicos e à coragem dos pacientes e seus familiares. Batizado de Sobre Viver, o programa passa a acontecer anualmente, também durante o mês junho.

    Para amplificar os bons números, o Cettro trará a Brasília a apresentadora e cantora Sabrina Parlatore, diagnosticada com uma neoplasia na mama em 2015. Parlatore será a convidada especial de um Talk Show que acontece dia 27, a partir das 19h, no Teatro do Brasília Shopping. No palco, ela estará acompanha de médicos e outros sobreviventes.

    No dia 30, o Sobre Viver organizará encontro no Parque da Cidade para sobreviventes e co-sobreviventes – como são chamados aqueles que atravessam a doença ao lado do paciente. Haverá área para piquenique, meditação e outras atrações.

    SERVIÇO

    Sobre Viver: Mês de Celebração da Vitória Contra o Câncer

    Talk Show com Sabrina Parlatore

    27.06, 19h, Teatro do Brasília Shopping

    Inscrições gratuitas: cettro.com.br

    Encontro de Sobreviventes e Co-Sobreviventes

    30.06, 16h, Parque da Cidade

    Aberto ao Público

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias