spot_imgspot_img
quinta-feira, 25 abril, 2024
More
    InícioDistrito FederalLivro que traz relato de pacientes que enfrentaram o câncer de mama...

    Livro que traz relato de pacientes que enfrentaram o câncer de mama será lançado em Brasília

    -

    Obra traz depoimentos de cerca de 40 mulheres que vivenciaram a doença e será doada para pacientes ainda em tratamento. Na foto: coautoras do livro – da esquerda para a direita Ludmila – Thereza- Daniela – Rosy

    Dar luz e cor aos dias de pacientes que enfrentam o câncer de mama é uma das tarefas mais difíceis da junta médica e dos familiares que acompanham um doente. Pudera! A doença além de, por vezes, ser bastante agressiva, atinge além do físico o emocional de cada pessoa. Conviver com uma nova rotina de tratamento e medicações e encarar novas dificuldades pode ser bastante entristecedor. Com o objetivo de amenizar esse sofrimento foi elaborado o livro “Nossa história, nosso milagre!”uma obra que reúne cerca de 40 relatos de mulheres que vivenciaram de perto a doença. Nele, as pacientes contam como passaram por cada etapa desde a descoberta do câncer até tão esperada cura.

    O livro será lançado no próximo dia 8 de outubro de 2019, às 19h, em um evento para convidados, no Auditório Austregésilo de Athayde, na Legião da Boa Vontade (LBV). Com tiragem inicial de 1000 exemplares, a obra será doada para pacientes que estão no início do tratamento. As clínicas, ONG’s, Associações ou pacientes que tiverem interesse em adquirir exemplares podem fazer a solicitação, com antecedência, pelo e-mail: outubrorosa2019@gmail.com.

    “Queremos que o livro sirva de inspiração para essas pacientes. São casos reais de pessoas que conseguiram superar o câncer mesmo com todas as complicações da doença”, explica a oncologista Ludmila Thommen, uma das coautoras da obra.

    Sobre o livro

    A ideia da criação do livro surgiu após uma série de conversas informais entre médico x paciente. A mastologista Thereza Racquel de Mello, durante 11 meses acompanhou e tratou Rosilda de Souza, que descobriu o câncer em 2018. Após essa trajetória, elas tiveram a ideia de escrever um livro que falasse sobre superação.

    Com a ajuda da oncologista Ludmila Thommen, especialista em câncer de mama, e da residente em mastologia Daniela Omar, Thereza e Rosy (como gosta de ser chamada) se uniram para a execução do livro. Elas dividiram as mulheres em grupos e colheram seus relatos por temas. Após os depoimentos em mãos, os textos foram compilados e deram origem a obra “Nossa história, nosso milagre!”.

    “A gente sempre ouve muitos relatos das pacientes sobre o que gostariam de fazer, como se sentem, como percebem a doença e até mesmo sobre dúvidas que ainda que bastante faladas sejam tabu para elas. Foi então que pensamos, por meio da história da nossa paciente Rosy que poderíamos dar voz a essas mulheres e ajuda-las a se expressar”, detalha Thereza Racquel de Mello.

    Ainda, de acordo com Rose, para quem vivencia o câncer de mama, a presença de um material explicativo e que traz histórias reais de pacientes contribui para o encorajamento na batalha contra a doença.

    “Quando tive o diagnóstico queria muito ter tido um livro assim. Quando a gente vai procurar ler sobre o assunto só encontramos textos sempre muito complexos e um tanto distantes do que a gente precisa entender naquele momento. Já esse trabalho que está sendo lançado mostra o dia a dia de forma simples e vai fazer com que as mulheres e famílias possam compreender todo o processo dessa doença”, analisa.

    Serviço
    Noite de lançamento e autógrafos do livro “Nossa história, nosso milagre!”
    Data: 8 de outubro de 2019
    Local: Auditório Austregésilo de Athayde, na Legião da Boa Vontade (LBV), SGAS 915 Asa Sul, Brasília/DF
    Hora: a partir das 19h
    Solicitações para aquisição do livro: outubrorosa2019@gmail.com.

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias