Início Cultura Ativa Livro reúne depoimentos de grandes empreendedoras brasilienses
Livro reúne depoimentos de  grandes empreendedoras brasilienses

Livro reúne depoimentos de grandes empreendedoras brasilienses

6
0

A obra “Empreendedoras de Alta Performance – Brasília” é um projeto da Editora Leader e conta com a participação de 29 importantes empresárias do Distrito Federal

Projeto da Editora Leader, a coletânea “Empreendedoras de Alta Performance” chegou ao Distrito Federal para mudar a visão dos moradores da capital do país não apenas no âmbito empresarial, mas sim em todas as esferas que abrangem a região. Isso se deve ao fato de que o livro, focado em 29 empreendedoras de Brasília, busca atravessar fronteias para mostrar a trajetória de mulheres determinadas, ousadas e que assumiram o protagonismo de suas vidas para chegarem onde estão.

Além de ser um material inspirador para quem deseja dar os primeiros passos nesta área, a obra rompe com tudo que já foi visto, pois traz a concepção de diferentes depoimentos e áreas de atuação onde há valorização do feminino. Ainda com as divergências e individualidades das participantes, é possível encontrar um denominador em comum em suas falas: o sucesso é uma construção diária cheia de momentos altos e baixos.

Andréia Roma, idealizadora do projeto e CEO da Editora Leader, explica que a abordagem do empreendedorismo feminino, para a editora, se tornou cada vez mais importante ao longo dos anos pela descoberta de inúmeras histórias inspiradoras que, antes, não eram divulgadas. “Em nossos livros estão não apenas os aspectos profissionais, mas também apresentamos o lado humano e pessoal, analisados sob o olhar feminino, de grande sensibilidade”, informa.

A ideia da coletânea, desde a sua primeira publicação, foi se tornar um marco cultural a partir da ideia de que, proporcionada às mulheres brasileiras a oportunidade de se expressarem em seus setores, seria possível incentivar outras pessoas – inclusive a juventude – a buscar caminhos capazes de trazer o crescimento pessoal e profissional. O intuito de trazer esses relatos mais íntimos traz, justamente, uma proximidade para aprender lições importantes que devem ser levadas para a vida.

Sabe-se que muitas mulheres não se veem, literalmente, como empreendedoras e, buscando até mesmo esclarecer este conceito, o livro mostra que a realidade do mundo empreendedor não é tão irreal e distante como pensam. Logo em suas primeiras páginas, é possível encontrar um significado dessa questão: empreender, sem dúvidas, é agregar valor, saber identificar e transformar oportunidades.

A contextualização regional é outro fator expressivo presente nos capítulos do livro. Com relatos bem humorados, descontraídos, cheios de seriedade e sinceridade, é apresentada a capital federal em o seu processo de construção – desde o projeto do Lúcio Costa até a consolidação das características econômicas e políticas que demarcam o território em sua origem. As empreendedoras, em sua grande maioria, acompanharam este crescimento da cidade.

O Distrito Federal é conhecido como uma região concorrida, importante e atípica e as personalidades da obra não escondem as suas dificuldades iniciais ao entrarem no empreendedorismo. Desafios como dificuldade financeira, machismos e preconceitos por assumirem grandes papéis quando jovens marcam muitas histórias apresentadas.

Entre um dos depoimentos, Janine Brito, diretora executiva da Pinheiro Ferragens, CEO do Grupo Pinheiro de Brito, uma das fundadoras do Grupo Empresários em Ação, advogada e escritora, conta a construção do seu lado empreendedor e de todo o envolvimento com o lado candango. A profissional também informa que as questões empreendedoras, muitas vezes, estão enraizadas na essência da pessoa.

“Acredito que o dom para o empreendedorismo seja algo genético, que vai se firmando como característica do seu comportamento quando você descobre que não há outra maneira de pensar e agir que não esteja ligada à multiplicação de tudo o que se apresenta à sua frente, sem desperdiçar as oportunidades que Deus coloca em seu caminho”, fala em seu depoimento para a obra.

Katharine Bernardes, empresária na área educacional, gestora de equipes, corporate trainer, diretora executiva da EMI, docente em ensino superior, consultora educacional e de negócios, também compactua com a coautoria do material, ao lado de Janine, para explorar como o desenvolvimento de pessoas, independentemente da idade, pode ser determinante na jornada da vida.

“Acredito que somos capazes de estimular o desenvolvimento positivo no ser humano, desde bebê, nas cinco dimensões: física, cognitiva, emocional, social e espiritual (…) nossas crianças são o reflexo da nossa qualidade de ensino integral”, pontua.

As empresárias trazem grandes ensinamentos para diferentes gerações e, na maioria dos capítulos, vemos que o olhar cauteloso, curioso e inovador são grandes aliados para a busca de um futuro promissor dentro do empreendedorismo.

“O incrível do livro é que temos mulheres com vidas, histórias e famílias diferentes e cada uma delas soube encontrar uma forma de sobressair e se destacar. São personalidades fortes, marcantes e que devem ser conhecidas. Trazem grandes conselhos para nos tornarmos profissionais e seres humanos melhores”, conta Andréia.

Realidades diferentes

Os relatos do livro “Empreendedoras de Alta Performance” exploram mundos distintos. Ainda assim, vemos que o conceito de “arregaçar as mangas” é primordial para a busca pelo sucesso. Não há uma fórmula certa, visto que cada empresa tem o seu perfil, as suas demandas e o seu tamanho. O que torna um negócio e/ou um profissional único é, justamente, essa singularidade capaz de se destacar.

Ainda assim, o básico não deve fugir do dia a dia. As empreendedoras reconhecem a importância e a necessidade do estudo e da dedicação. O conhecimento, para essas grandes mulheres, sem dúvida, é um dos vetores mais essenciais para a transformação.

“Nossa mensagem para todos que pegarem o livro para ler é a seguinte: corra riscos e não tenha medo de errar. Cada passo é determinante para consolidar um futuro promissor. Então, é preciso ter estratégia, conhecimento, aptidão e estar pronto para realizar sacrifícios. Estamos falando da alta performance que, sem dúvida, todos podemos atingir. Agora, mais do que nunca, é a hora de colocar o medo no bolso para buscar a essência daquilo que sempre foi sonho, mas que pode se tornar realidade. É preciso acreditar”, aconselha Andréia.

Empreendedoras que integram o livro

Almiranda Castro, Carolina Louzada Petrarca, Cláudia Pereira, Cláudia Schmeiske, Cleuza Ferreira, Daniela Estevam, Daniela Vieira, Denise Zuba, Eda Coutinho Barbosa Machado Souza, Elany Leão, Eleusa Alice Bernardes Costa Ribeiro, Érica Bernardes, Fernanda Accioly Carlos Machado Farah, Ilda Ribeiro Peliz, Íria Martins, Janaina Vanella de Castro Miotto, Janine Brito, Jussara Pellicano Botelho, Katharine Bernardes Costa Ribeiro, Laura Oliveira, Lisane Bufquin, Mércia Myrian da Silva Crema, Moema Leão, Natanry Ludovico Lacerda Osório, Paula Belmonte, Regina Lacerda, Renata Mastrocola de Senzi Mandelli, Sandra Maria Rodrigues e Valéria Leão Bittar.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Empreendedoras de Alta Performance – Brasília”
Quando: 27 de agosto de 2020, às 19h
Onde: Transmissão via plataforma TV Gestão RH
Preço do livro: R$ 68,90
Vendas online pelo site da Editora Leader (https://editoraleader.com.br/livro/pre-lancamentos/livro-empreendedoras-de-alta-performance-brasilia/)

Site: https://editoraleader.com.br
Facebook: https://facebook.com/editoraleader
Instagram: https://instagram.com/editoraleader

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *