Início Cultura Ativa Livros de Lázaro Ramos e Emicida já podem ser retirados de graça
Livros de Lázaro Ramos e Emicida já podem ser retirados de graça

Livros de Lázaro Ramos e Emicida já podem ser retirados de graça

32
0

Obras estão disponíveis para idosos, alunos de escolas públicas, microempreendedores individuais, pessoas de baixa renda ou com deficiência em todo o país

Para incentivar a leitura e valorizar a cultura do nosso país, o Programa Eu Faço Cultura incluiu em sua vitrine de dezembro quatro livros especiais. Agora, idosos, alunos de escolas públicas, microempreendedores individuais, pessoas de baixa renda ou com deficiência de todo o país, que são o público alvo da iniciativa, poderão retirar gratuitamente na plataforma os livros “Amoras”, do rapper Emicida, e “Na Minha Pele”, “Caderno de Rimas do João” e o “Caderno Sem Rimas da Maria”, todos os três do ator e escritor Lázaro Ramos.

Os livros podem ser resgatados até o dia 28 de dezembro e possuem unidades limitadas. Para adquirir qualquer obra, é preciso se enquadrar no perfil atendido pelo Eu Faço Cultura e fazer cadastro na plataforma: www.eufacocultura.com.br

Com proposta inédita no Brasil, o Programa Eu Faço Cultura compra ingressos/produtos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui, com subsídio total do governo federal, por meio da Lei Rouanet. Com isso, pessoas em situação mais vulnerável podem resgatar ingressos para shows, cinema, teatro, exposições e livros com um clique.

Mais de 22 mil livros entregues em ONGs e escolas públicas
As obras literárias, “Na Minha Pele” e “Amoras”, disponibilizadas pelo Eu Faço Cultura fazem parte da Biblioteca Renovada, um dos produtos do Programa. Ele é direcionado para ONGs e escolas públicas. Ao resgatar produtos na plataforma, elas ganham 250 livros para renovar o acervo de livros da instituição. A ideia é incentivar a leitura das crianças e jovens.

Em dezembro, foram contempladas três escolas públicas vencedoras do Prêmio Controladoria na Escola, todas de Brasília. Elas receberam livros paradidáticos e, principalmente, clássicos da literatura brasileira, todos de acordo com a faixa etária da instituição. Até hoje, a Biblioteca Renovada já beneficiou 91 escolas públicas e ONGs de várias partes do Brasil, totalizando 22.276 livros distribuídos em 25 cidades.

Confira o resumo dos livros disponíveis atualmente na plataforma:

AMORAS – Em seu primeiro livro infantil, Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo. Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos – desde criança e para sempre.

NA MINHA PELE – Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Ainda que não seja uma biografia, em “Na minha pele” Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas.

CADERNO DE RIMAS DO JOÃO – Este é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, o livro conta com as ilustrações de Mauricio Negro.

CADERNO SEM RIMAS DA MARIA – Neste outro livro infantil, inspirado em sua filha, Lázaro Ramos inventa e ressignifica palavras, mostrando, de uma forma divertida, que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.

www.eufacocultura.com.br

(32)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *