Início Brasil Ministra da Agricultura destaca importância da assistência técnica em Congresso da Agropecuária
Ministra da Agricultura destaca importância da assistência técnica em Congresso da Agropecuária

Ministra da Agricultura destaca importância da assistência técnica em Congresso da Agropecuária

14
0

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre os desafios e as oportunidades do setor durante Congresso

Para representar a Emater-DF entre os diversos líderes da agropecuária do país, a presidente da empresa, Denise Fonseca, participou nesta terça (5) do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, realizado no Centro de Convenções Internacional de Brasília. Durante o evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre os desafios da pasta e a importância da assistência técnica.

“A assistência técnica este ano foi planejada e organizada, mas no ano que vem a assistência técnica  será o meu maior desafio à frente do Ministério da Agricultura. […] Nós precisamos de infraestrutura, precisamos de assistência técnica, precisamos de crédito mais barato, de crédito que chegue ao produtor.” Ela também lembrou que hoje é o Dia do Técnico Agrícola e ressaltou que a data é oportuna para o debate do setor.

O Congresso, que vai até o dia 7 de novembro, debate políticas para o setor agropecuário, medidas de desenvolvimento rural e os principais desafios da agropecuária no Brasil e no mundo.

Além do secretário de Agricultura do DF, Dilson Resende, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAP-DF), Fernando Cezar Ribeiro, e do Superintendente Federal da Agricultura do DF, William Barbosa, participam do encontro diversos deputados, senadores, extensionistas, agricultores e representantes da agropecuária de todo o país.

Autoridades do setor agropecuário estiveram presentes na abertura do evento

O evento é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O congresso será um ambiente para compartilhar experiências e propor iniciativas para o aprimoramento de medidas para o desenvolvimento rural nos municípios.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da CNA, João Martins; do presidente da CNM, Glademir Aroldi; do presidente da FPA, Alceu Moreira; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Nesta terça-feira (5), os participantes debateram a importância da reforma tributária para o desenvolvimento do país. Amanhã, quarta-feira (6), a programação terá painéis voltados ao desenvolvimento de políticas agrícolas, debates focados na sustentabilidade e inovação local, fomento à produção agropecuária e ações para ampliação do acesso a mercados e a agregação de valor.

No último dia do evento, quinta-feira (7), os participantes assistirão a palestras do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

O evento tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCBPM).

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina

(Por Joelma Pereira – Ascom-Emater/DF)

(14)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *