Início Arquitetura & Construção O design que invade Brasília
O design que invade Brasília

O design que invade Brasília

0
0

Traços exclusivos são características de peças mundialmente reconhecidas e em alta na cidade

 

Não importa o ambiente ou o estilo do projeto, uma peça de design é aquela cereja do bolo, a carta na manga lançada por arquitetos ou designers não só para valorizar, como também para fazer a diferença, estética e estrutural, em um projeto. É levar conforto e exclusividade para um espaço e colocar ali uma identidade diferenciada, muitas vezes repleta de significados e memórias. Há muito falo que o mercado de Brasília não está aquém do internacional e essa é uma das áreas de destaque: aqui encontramos o crème de la crème do segmento, com peças assinadas por renomados designers, autores de trabalhos reconhecidos mundialmente.

Recentemente, por exemplo, uma das empresas do Núcleo Brasília de Decoração, o ARQUIVO Brasília, recebeu  Aristeu Pires, dono de uma assinatura leve, contemporânea e inspiradora, um dos designers brasileiros de maior sucesso nacional e internacional. Na ocasião, foram apresentadas as poltronas Guadalupe e Lupita, peças do recém lançado catálogo do designer batizadas com os nomes de “estrelas” da sua família. Com 15 anos de trabalho autoral, o profissional é um dos grandes nomes do design brasileiro.

Ruy Ohtake, arquiteto e designer de móveis brasileiro, também tem o seu trabalho representado e admirado em Brasília. Com mais de trezentas obras realizadas no Brasil e exterior, o artista é o autor de um dos maiores sucessos da mostra CASACOR Brasília, a cadeira de balanço Pêndulo, da Tidelli, peça simples e funcional fabricada em cordas náuticas e que proporciona um impacto visual sem igual, além de uma experiência diferenciada, por se mover em 360º.

E vale ressaltar que nem só de mobiliário vive o design. Em Brasília o trabalho do pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro Athos Bulcão foi eternizado e pode complementar a decoração de um ambiente por meio de tapetes devidamente licenciados. As peças exclusivas, em exposição na Carminati Tapetes, remetem à Brasília e trazem em suas estampas o tradicional painel de azulejos da Igrejinha, uma das mais famosas obras que apresentam a integração da arte à arquitetura proposta pelo artista.

Lupita_Guadalupe – Lounge Chairs
Aristeu Pires. Foto: William De Paula
Pêndulo – Por Ruy Ohtake
Pêndulo – Por Ruy Ohtake
Refúgio Veredas Cinex, por Denise Zuba com perfis verticais no jardim. Foto: Jomar Bragança

(0)

Brazil Conference Harvard

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE