Início Saúde O uso da Toxina Botulínica na Odontologia (Botox)
O uso da Toxina Botulínica na Odontologia (Botox)

O uso da Toxina Botulínica na Odontologia (Botox)

0
0

O cirurgião-dentista faz uso da toxina botulínica (conhecida pelo nome comercial Botox ®) e dos preenchedores faciais,  em procedimentos terapêuticos funcionais ou estéticos.  A toxina vem sendo utilizadada como auxiliar de tratamentos em casos de apertamento, hipertrofia do masseter, bruxismo (ranger dos dentes), disfunções da articulação temporomandibular (DTM), dor orofacial, cefaléia tensional, sorriso gengival, assimetria do sorriso, sialorréia (produção excessiva de saliva), distonia facial, paralisia de Bell, na redução da força muscular dos músculos masseter e temporal e em alguns casos de pós-operatório de cirurgias ortognáticas e de implantes dentais com carga imediata, dentre outros.

Todavia, o tratamento com toxina botulínica é temporário, sendo necessário reaplicações a cada 4 a 6 meses, dependendo do metabolismo do paciente.

Botox para o Bruxismo

No caso do bruxismo, a toxina botulínica vem ajudando os pacientes que sofrem em razão de apertar ou ranger os dentes durante o dia ou à noite.  A substância  é injetada nos dois lados da face, no masseter, principal musculo da mastigação e, com isso, diminuir a sua potência e o estímulo para o bruxismo.  Essa técnica vem apresentando resultados surpreendentes mesmo porque é um tratamento novo.

Botox para o Sorriso Gengival

Para os pacientes que sempre buscam melhorar o sorriso, a toxina botulínica pode ajudar ainda mais. Pessoas que mostram demasiadamente a gengiva (sorriso gengival) têm hoje outra opção de tratamento ao invés da cirurgia. Paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior de ambos os lados, ocorrerá uma  menor exposição da gengiva. O bloqueio químico não deixa a sensação de anestesia ou face paralisada.

Visite regularmente o seu dentista.


 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com