Início Cultura Ativa Outubro: mês de comemorações!
Outubro: mês de comemorações!

Outubro: mês de comemorações!

0
0

Em outubro, várias são as comemorações, dia das crianças, dia dos professores e o mês do combate ao câncer de mama, conhecido como ‘Outubro Rosa’. Mas então, escrever sobre qual tema? Qual tem mais relevância? Todos são importantes lembrar!

No mundo em que vivemos hoje, rodeados pela tecnologia e bombardeados pela informação a cada milésimo de segundos, percebo que destacar a criança é sempre essencial. É de criança de se começa a aprender sobre a vida e tudo que acontece em torno dela. Mesmo com tantos dispositivos tecnológicos, não se pode esquecer que ser criança é simplesmente brincar e ser feliz. Não precisa de muito para ser criança. Os conceitos sobre valor devem ser implantados desde cedo na mente dos pequeninos. Um presente grande ou caro não quer dizer que seja o melhor presente. Diante de um mundo caótico, cada vez mais egoísta e individualista, é preciso ensinar a criança, que o bom presente não precisa nem ser comprado. Hoje, tenho percebido que um bom presente para meus filhos é o momento que passamos juntos, com amor e carinho. Tenho procurado ensinar o valor da vida para eles, valores que têm se perdido. O resgate das brincadeiras de infância também é importante. Lembro bem da minha infância, com os pés no chão, nas ruas do bairro de Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, pulando corda, brincando de Queimada, pique-esconde e outras brincadeiras. Não havia tantos carros pelas ruas, ainda havia o respeito e não havia tanta violência. E olha que isso foi apenas há 25 anos.

O brincar junto, o compartilhar é essencial. Se isso não for retomado, o mundo terá uma geração fria, egoísta e individualista. As crianças precisam ter contato com os animais, visitar fazendas, pisar no chão, brincar de bola, se sujar, correr e pular. Tudo isso é ser criança.

Quase todos os professores que converso, falam que a maior alegria do professor é perceber no final do ano, como seus alunos se desenvolveram, perceber que fizeram um bom trabalho. Mas, mais do que um retorno da educação, é saber que a cada ano, com cada nova turma, o professor pode aprender mais e mais com seus alunos, porque ser professor é aprender eternamente. E as crianças têm muito a ensinar.

E desde criança, ela se depara não só com alegrias, mas com as tristezas que aflige a vida, como as doenças. E logo quando pequenas, aprendem a importância de se cuidar e de tomar as vacinas necessárias. Muitas não gostam desse momento, pois agulha não agrada as crianças. Mas com o tempo, elas aprendem que é essencial se proteger das doenças. No mês de outubro, a importância da prevenção contra o câncer de mama é evidenciada com o movimento já conhecido como ‘Outubro Rosa’. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma e corresponde cerca de 25% dos casos novos a cada ano. E quanto mais cedo diagnosticar a doença, maior as chances de cura.

Neste mês, vamos lembrar de ser criança, na simplicidade, na amizade e na pureza. Vamos lembrar de sermos mais do que professores, mas eternos alunos em aprendizagem, pois a vida é dinâmica. Vamos lembrar de nos cuidar, pois ainda a prevenção é o melhor remédio. Mulheres, atentem para o autoexame das mamas e realizem exames diagnósticos sempre que precisar. Pratiquem atividade física diariamente e criem hábitos alimentares mais saudáveis. Procure seu médico e cuide-se!

Feliz Dia das Crianças e Feliz Dia dos Professores!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE

Powered by moviekillers.com