spot_imgspot_img
terça-feira, 23 abril, 2024
More
    InícioCOLUNASNutriçãoOutubro rosa – você pode se prevenir

    Outubro rosa – você pode se prevenir

    -

     

    Talyta Machado – Nutricionista CRN/1 15591
    Instagram/Facebook: @talytamac
    Consultas: 61 99449-5532

     

     

     

    Neste mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, vejo como algo de extrema importância, como profissional da área, não só alertar, mas informar que hábitos de vida são ferramentas importantíssimas neste assunto.

    O processo do câncer é o resultado de uma interação complexa do seu corpo (herança genética) com a dieta, nutrição e atividade física, e outros fatores de estilo de vida e ambientais. De acordo com o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, a interação entre o estado de saúde das pessoas e as exposições dietéticas, nutricionais, físicas, e outras exposições ambientais ao longo de toda a vida, é crítica para a proteção ou suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer. No mesmo contexto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 30% dos cânceres podem estar ligados a fatores dietéticos em países industrializados.

    Por isto, hoje, quero trazer dados científicos – traduzidos para uma linguagem simples, para auxiliar a entender como as escolhas diárias podem ajudar a se cuidar ainda mais.

    Como recomendação geral, não é estabelecido nem ideal definir “alimentos que causam câncer”, mas sim um conjunto de hábitos e a alimentação como um todo. Destaca-se, por exemplo, o alto consumo de farinhas e açúcares refinados, bebidas adoçadas, dietas com alto teor de gordura e fast-foods como fatores de risco para resistência à insulina e excesso de peso, que por consequência são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.

    Alguns fatores de risco trazidos pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer: excesso de gordura corporal, excesso de consumo de carnes vermelhas e processadas, álcool, baixo consumo de vegetais e frutas. Como fator protetor, é destacada a atividade física.

    Portanto, bem mais do que um objetivo estético ou padrão corporal, alimentação saudável e prática de exercícios físicos são prevenção de saúde, e constatada, por órgãos superiores de pesquisa e cuidado com a saúde no mundo, como fatores principais e que podem ser, dependendo do caso, determinantes em sua vida. Cuide de sua saúde.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_img

    Últimas notícias