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Para todos os gostos

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Você já deve ter ouvido falar do benefício dos cogumelos para a nutrição e saúde: pesquisadores indicam que o produto é rico em proteína, vitamina B e C, fibras e sais minerais (fósforo, potássio, cálcio, sódio e ferro), além de aminoácidos. Só para se ter uma ideia, em 100 gramas de cogumelos da espécie champignon, existem 34% a 36% de proteínas, enquanto, nessa mesma quantidade de carne bovina, encontramos 14% de proteínas.

A iguaria ficou conhecida no período de 2005 a 2010 quando surgiram vários restaurantes japoneses pelo Brasil. O interesse pela cozinha asiática, de uma forma geral, levou o ingrediente direto para os pratos e panelas dos comensais.

Para quem pretende saborear os benefícios dos cogumelos, opções não faltam na cidade. No japonês Haná (408 sul) ele está presente no cardápio à la carte, como entrada individual (R$19) e no caldo Haná Ginger de Camarão (caldo a base de gengibre, macarrão transparente, tomatinho cereja, champignon e alho poró – R$29 – individual), no Buffet Haná ou na Sequência Combinada.

Quem não dispensa uma redonda, nas pizzarias Fratello Uno (303 sul e 309 norte) pode saborear duas criações do chef Dudu Camargo: a Poderoso Chefão (pomodoro pelati, muçarela, shimeji – refogado levemente na manteiga, aceto balsâmico e pimenta dedo de moça – alho poró, queijo tipo mascarpone e orégano – R$74 P, R$80 M e R$86 G) e a Stravaganzze (pomodoro pelati, muçarela com shitake, shimeji, aspargos frescos refogados com manteiga, hortelã, limão, vinho branco, pimenta dedo de moça, alho, cebola e orégano – R$74 P, R$80 M e R$86 G).

No contemporâneo Santé 13 (413 norte), a Quadra de Bruschette é uma ótima opção para começar os trabalhos. Ela é feita de pão especial, salmão com alho poró, mix de cogumelos, berinjela picante, tomate e manjericão (R$39,90). Como prato principal, a pedida é o Bacalhau do Chef – envolto em parma, sobre cama de tomate cereja, azeitonas, alcaparras, passas e champignon in natura, acompanhado de purê aligot (R$89,90 – individual).

O à la carte do Carpe Diem, da 104 sul, também conta com algumas delícias, como o Risoto de Linguiça na Cerveja Preta e Funghi (R$50 – individual) e o Frango ao Funghi (R$48 – individual).

Na Belini Café – The Coffee Experience (114 sul) a iguaria faz parte de um prato servido numa charmosa panelinha, o Ragu de Cogumelos Com Bifum de Cebolinha (R$31,90 – individual). Na Belini Pães & Gastronomia (113 sul), a pedida é a sopa Zuppa Di Piselli e Funghi (R$18,50 – individual).

Para finalizar, os adeptos da culinária orgânica e saudável podem optar pela pizza Zen do Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável (113 sul). Ela é feita de massa integral, molho de tomate, queijo, shitake, shimeji e molho shoyu (R$16 – individual) e pelo Escondidinho de Frango (refogado com cogumelos e castanhas do Brasil, com purê de abobrinha – R$39,90 – individual).

 

Receita:

Creme de cogumelos no pão italiano

Ingredientes:

– 1 pão italiano

– 3 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos (ou outro da sua preferência)

– 1 cebola

– 2 dentes de alho

– 1 ½ colher (sopa) de manteiga

– 1 ½ xícara (chá) de caldo de carne caseiro

– 1 xícara (chá) de creme de leite fresco

– noz-moscada ralada na hora a gosto

– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

– folhas de salsinha fresca a gosto

– parmesão ralado a gosto

Preparo:

  1. Limpe os cogumelos com um pano úmido: nada de lavar em água corrente ou deixar de molho – eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da preparação. Corte os cogumelos em fatias finas.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
  3. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve numa tigela 1 colher (sopa) das fatias de cogumelo dourados para decorar a sopa.
  4. Junte a cebola e o alho picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Regue com o caldo de carne e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  5. Transfira o creme para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor (se preferir, bata na própria panela com o mixer).
  6. Volte a sopa para a panela e misture o creme de leite. Não precisa levar ao fogo.
  7. Abra o pão italiano bem no centro, retirando o miolo como se fosse uma tampa. Transfira o creme para dentro do pão. Salpique com as folhas de salsinha e o parmesão e feche o pão com a tampa.
  8. Leve ao formo por cinco a dez minutos e sirva.

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