Início Cozinha & Cia Páscoa: pode comer chocolate, mas com moderação
Páscoa: pode comer chocolate, mas com moderação

Páscoa: pode comer chocolate, mas com moderação

0
0

Chegou uma das épocas mais gostosas do ano e, com ela, o alto consumo de chocolate, que quase triplica. Durante a Páscoa, fica a dúvida: o produto faz mal à saúde? A nutricionista consultora da NutriCoaching, Mariana Olival, esclarece que não existe, concretamente, esse conceito de “alimento que faz bem à saúde” e “alimento que faz mal à saúde”. Segundo Mariana, todos os alimentos contêm substâncias que podem melhorar ou prejudicar a saúde. “No caso do chocolate, um bom exemplo é o açúcar, que consumido em grande quantidade, causará prejuízo à saúde em contraposição à cafeína, que pode ser benéfica para alguns pacientes. Então, o segredo é a quantidade ingerida e a individualidade de cada um”.

Para ela, não existe uma recomendação na literatura, inclusive essa quantidade varia de acordo com o tipo de chocolate, com cada indivíduo e com o objetivo de cada um.

Mas como escolher o melhor chocolate? A especialista indica como critério sempre o que tiver menos açúcar em sua composição e menos “ingredientes” no seu rótulo. “Quanto mais nomes contiver a lista de ingredientes no rótulo, pior a qualidade do produto. Isso serve para tudo, inclusive o chocolate”, complementa.

A composição calórica de 300g de chocolate amargo, branco e ao leite, varia muito de produto para produto, mas, em média, é: Chocolate amargo (85%): 1575Kcal; Chocolate ao leite: 6606Kcal; e Chocolate branco: 7128Kcal.

Para quem acha que chocolate vicia, o coach e diretor da NutriCoaching, Lucas Gallerani, explica que este conceito de vício em alimentos é bastante controverso no meio nutricional. Uma vertente afirma que, quimicamente, é impossível comparar o efeito causado pelo alimento ao termo “vicioso” utilizado para as substâncias químicas que causam dependência. Defendem, ao invés, um possível vício no ato de comer (que gera prazer) naquelas pessoas que descontam emoções com as quais não conseguem lidar em alimentos. Porém, uma segunda vertente, afirma que alguns produtos (como açúcar refinado e o glutamato monossódico) são capazes de causar dependência em seres humanos pelo efeito de excitação (relativamente rápido) que promovem no cérebro. “Isso aconteceria por causa da liberação de hormônios que dão sensação de felicidade (como a serotonina) e pelo rápido aumento de energia disponível (na forma de glicose, por causa do açúcar ingerido)”, afirma.

Receita

Fazer o próprio ovo de chocolate pode ser uma boa alternativa, mas comer com moderação é o mais importante. Confira a receita de Mariana Olival

Ingredientes:

– 200g de chocolate 70% cacau

– 3 colheres de sopa de cacau em pó

– pasta de amendoim integral

Preparo:

Derreta o chocolate em banho maria e quando ele estiver completamente derretido, acrescente e misture as 3 colhes de sopa de cacau em pó (dessa maneira o chocolate aumentará a proporção de cacau).

Cubra uma forminha de 200g de ovo de páscoa com o chocolate e leve à geladeira por 10 minutos.

Após esse tempo, retire da geladeira, coloque o recheio de pasta de amendoim e cubra o ovo com o restante do chocolate. Leve novamente à geladeira por mais 10 minutos.

Curso Cozinhando com Francisco – Matrículas Abertas

O chef Francisco Ansiliero anuncia a primeira edição do curso “Cozinhando com Francisco” do ano de 2018. As aulas serão sempre às segundas-feiras e acontecerão entre 02 e 30 de abril, das 19h30 às 23h30, no restaurante da Asbac. Na primeira aula, Francisco ensinará o básico da cozinha Dom Francisco, como os principais molhos, ervas e produtos utilizados, além de qualificar o aluno a preparar risotos e massas. Já nas aulas seguintes, quem escolhe o menu é a própria turma. Segundo Francisco, em geral a preferência são para bacalhau, carnes e aves.  Ao final de cada aula, os alunos se reúnem em uma grande mesa para degustar o que prepararam, quando o chef Ansiliero dá dicas sobre harmonização de cada prato com o tipo certo de vinho.  O curso custa R$ 1.200  (por aluno) com todo o material incluso. Os alunos também ganham um avental do chef. Informações e inscrições pelos telefones 3224-8429 e 32262005.

 

Serviço:

Dom Francisco Asbac

SCES, Trecho 2, Conjunto 31

Tels: 3224-8429 / 3226-2005

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNAS EM DESTAQUE